Diretores do hospital se reuniram para avaliar os avanços no projeto de reestruturação do hospital Foto Denise Ribeiro
Setor especializado de imunização será a próxima novidade no Ferreira
Hospital de Campos teve duas inaugurações em menos de um mês; é referência regional em urgência e emergência
Campos – A reestruturação do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes (RJ), reforça o processo de modernização das unidades de saúde proposto pelo governo municipal. Em menos de um mês foram inaugurados novos pronto-socorro e centro cirúrgico; a próxima será o setor de imunização especializado, cuja data ainda é discutida.
As novas instalações despertam atenções e acaba de atrair a visita de representantes da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) visitaram as novas instalações do Hospital Ferreira Machado (HFM). Eles os consultórios, o moderno setor de politrauma, além das obras do novo centro cirúrgico, localizado no quinto andar, onde serão realizadas as cirurgias eletivas.
Os visitantes foram recepcionados pelo do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; superintendente de Planejamento, Inovação e Infraestrutura da FMS, Gilberto Nunes; e superintendente de Gestão, Orçamento e Processos da FMS, Filipe Mocaiber. Estiveram também no Centro de Terapia Intensiva (CTI), conhecendo as três ilhas de equipe médica e de enfermagem, saída de emergência e demais setores.
A próxima inauguração faz parte do início da segunda fase das obras do HFM, que envolve o novo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), com acesso externo, mas integrado ao ambiente hospitalar. O coordenador do Programa Municipal de Imunização da secretaria, Leonardo Cordeiro, explica que o Crie é um setor especializado da Secretaria de Saúde.
“Trata-se de uma ação de governo para a garantia da saúde da população com doenças crônicas ou com o sistema imunológico comprometido”. Leonardo destaca que a implantação para dentro do hospital atende a recomendação do Ministério da Saúde, visando garantir segurança e suporte imediato em caso de intercorrências durante a vacinação.
SEGUNDA FASE - “O Crie sempre teve a recomendação de estar em ambiente hospitalar, e agora, com o novo espaço no Ferreira Machado, vamos conseguir atender a essa exigência”, realça o coordenador reforçando: “Isso traz mais segurança, especialmente para as crianças com alergias que precisam de acompanhamento especial. Em casos de reação imediata, a equipe poderá contar com o suporte médico do hospital”.
Outro fator considerado importante por Leonardo é que haverá a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento e atender também às demandas internas do HFM, como a aplicação de vacinas antitetânicas e imunoglobulinas: “O setor terá entrada pela Avenida XV de Novembro e funcionará de forma independente, com recepção e estrutura próprias, mas com interligação direta ao hospital em casos de emergência”.
A segunda fase da reforma geral do HFM inclui ainda implantação do novo setor de diagnóstico por imagem, com salas de raio-x, ultrassonografia, laudos e área de apoio para os profissionais. Arthur Borges ressalta que o Ferreira Machado é referência em urgência e emergência em toda a região: “Essa visita da Faculdade de Medicina reforça nosso compromisso com o ensino e a formação de novos profissionais de saúde”.
Na avaliação do vice-diretor da faculdade, Luís Clovis Parente Soares, a visita foi extremamente significativa: “O Ferreira Machado é a grande referência da urgência e emergência, seja adulta ou infantil. Mais do que nunca, vai se tornar um centro de treinamento profissional para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, enfim, para toda a equipe multiprofissional. Isso é responsabilidade social e cidadã”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.