No estande do consumo consciente é realizada troca de geladeiras, definida por meio de sorteio Foto Divulgação
Enel facilita clientes com atendimentos por meio do projeto Energia Legal
Distribuidora orienta contra furto de energia e oferece serviços na Nave Enel, Carreta Educacional, estande do consumo consciente
Campos - Combater fraude e furto de energia elétrica e conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática é um dos objetivos da Nave Enel. A Carreta Educacional está em Campos dos Goytacazes (RJ) desde essa terça-feira (11) e permanece até sexta (14), também oferecendo serviços, via atendimento móvel, que visam facilitar a vida do cliente.
A iniciativa é da concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio, que também disponibiliza serviços como troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, ligações novas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
A estrutura é montada em vários pontos do município, atendendo das 8h30 às 17h. No primeiro dia, a localidade contemplada foi Dores de Macabu, na Praça Frei Idelfonso. Nesta quarta-feira (12) o atendimento acontece na Praça Ururai, Rua Américo Alves da Silva, s/n, Ururaí (em frente a Paróquia Imaculada Coração de Maria).
Na sequência: quinta-feira (13), Praça do IPS, Avenida Arthur Bernardes, (ao lado da Secretaria Paroquial Nossa Senhora de Fátima); e sexta (14), Praça São Fidélis, Rua Praça Santa Terezinha, 684, Parque Nova Brasília (em frente à Igreja Santa Terezinha). No estande do consumo consciente é realizada troca de geladeiras e de lâmpadas por modelos LED.
Na carreta Educacional o cadastro para sorteio da troca de geladeiras nesta quarta-feira acontece das 8h30 às 17h. e das 8h às 15hno dia seguinte, quando as geladeiras serão sorteadas, às 17h. As substituições dos aparelhos estão previstas para sexta-feira, das 9h às 13h, na Praça São Fidélis, Parque Nova Brasília.
De acordo com a concessionária, a Nave Enel oferece, em uma plataforma móvel montada sobre um ônibus, salas com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais com tela touchscreen e tecnologia de realidade virtual 3D sobre o uso consciente da energia elétrica: “A atividade ajuda a consolidar o aprendizado da sala de aula com uma ferramenta atrativa e interativa para os jovens e professores”, resume.
BAIXA RENDA - A Enel aponta ainda que, ao longo da ação, também oferece dicas de segurança, orientações sobre o consumo eficiente e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de luz em relação à tarifa residencial convencional.
Outros serviços disponibilizados gratuitamente são troca de até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED, mais econômicos e eficientes, e cadastramento para participar do sorteio de geladeiras. “A empresa ratifica que, além de aproximar os serviços dos clientes, o Energia Legal combate à fraude e o furto de energia elétrica.
O projeto já está na 85ª edição e já identificou cerca de 30,9 mil furtos e fraudes de energia nas 29 cidades por onde passou desde o fim de novembro de 2019. Os dados mostram que em 2025, 90% dos casos foram identificados em residências e 10% em comércios. ”Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de detenção”, alerta a Enel.
CRIME E RISCO - Há ainda previsão de o infrator pagar o valor total do consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade. “Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica”, justifica a distribuidora.
Segundo estimativa da concessionária, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%. “Quem adota a prática popularmente conhecida como ‘gato’, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco”.
A empresa enfatiza que pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais: “Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar”, orienta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.