Ompetro realiza em dezembro Connex-E focalizando energias e desenvolvimento
Cidade de Campos será anfitriã, no dia 12 de dezembro, com programação no auditório do Instituto Federal Fluminense
Marcelo Neves ressalta que evento fortalece os territórios energéticos com visão de futuro, diálogo e responsabilidade
- Foto César Ferreira/Divulgação
Marcelo Neves ressalta que evento fortalece os territórios energéticos com visão de futuro, diálogo e responsabilidade
Foto César Ferreira/Divulgação
Campos - Conectar energia, desenvolvimento e territórios a partir do diálogo entre governos, empresas, academia e instituições estratégicas do Estado do Rio de Janeiro. Esta é a proposta do Connex-E, que a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) realiza em Campos dos Goytacazes (RJ), dia 12 de dezembro.
Trata-se da segunda edição, programada para o auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas pelo site da Ompetro (www.ompetro.com.br) ou pelo link https://forms.office.com/r/8FQehtWqVc. Universitários terão direitos a certificados de participação.
A expectativa é de que o número de participantes chegue a 400. A iniciativa visa articular soluções e oportunidades para os municípios fluminenses, fortalecendo a transição energética, a economia azul e a integração entre as cadeias produtivas ligadas ao petróleo, gás e energias renováveis. A edição de Campos abre o calendário do projeto, que seguirá para outras cidades em 2026.
Secretário-executivo da Ompetro, Marcelo Neves lembra que essa é a segunda edição do Connex-E, realizada no exercício do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, como presidente da organização: “A primeira aconteceu em dezembro de 2024. O evento nasce para fortalecer os territórios energéticos do Rio de Janeiro com visão de futuro, diálogo e responsabilidade”.
Segundo Neves, o apoio e direcionamento é de Wladimir Garotinho: “A participação dos municípios associados nesse esforço tem o propósito de colocar a Ompetro em um patamar de protagonismo nacional. Este evento consolida a nossa missão de aproximar governos, empresas e sociedade para transformar oportunidades em desenvolvimento concreto”.
O Connex-E envolve a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP); Petrobras; Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro); Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABPIP); Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Costa Doce Convention & Visitors Bureau.
TEMAS DVERSIFICADOS - Também participam a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ); Governo do Estado do Rio; Instituto Federal Fluminense (IFF); Porto do Açu; Refina Brasil; Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); Prime Sol Soluções em Energia; Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental (Femac), entre outros apoiadores.
A programação abordará Perspectivas da Bacia de Campos no novo ciclo energético (revitalização, descomissionamento e integração com a economia do mar e o Porto do Açu; Royalties 4.0: novos caminhos para municípios produtores; Economia Azul: o Mar como Fronteira de Inovação e Negócios (mar como vetor de inovação e negócios envolvendo portos, turismo, energias renováveis, aquicultura e pesca).
Outro tema a ser tratado é Novas energias expandem a economia do Rio (caminhos para o crescimento da economia fluminense, com investimentos em hidrogênio, energia eólica, solar e bioenergia). Haverá ainda Rodada de Negócios Connex-E, aberta a pequenos e médios empreendedores, fornecedores regionais, e empresas-âncora da cadeia de energia e infraestrutura.
A rodada será desenvolvida em parceria com Sebrae-RJ, Firjan, Porto do Açu e Rede Petro-BC, gerando oportunidades reais de fornecimento nos setores de petróleo, gás e energias renováveis. Estão também previstos lançamentos de livros de Paulo Enrique Mainier, procurador do Estado do Rio de Janeiro, e professora Angela Dias Mendes, autores com especialização nos temas debatidos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.