Marcelo Neves ressalta que evento fortalece os territórios energéticos com visão de futuro, diálogo e responsabilidade Foto César Ferreira/Divulgação

Campos - Conectar energia, desenvolvimento e territórios a partir do diálogo entre governos, empresas, academia e instituições estratégicas do Estado do Rio de Janeiro. Esta é a proposta do Connex-E, que a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) realiza em Campos dos Goytacazes (RJ), dia 12 de dezembro.
Trata-se da segunda edição, programada para o auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas pelo site da Ompetro (www.ompetro.com.br) ou pelo link https://forms.office.com/r/8FQehtWqVc. Universitários terão direitos a certificados de participação.
A expectativa é de que o número de participantes chegue a 400. A iniciativa visa articular soluções e oportunidades para os municípios fluminenses, fortalecendo a transição energética, a economia azul e a integração entre as cadeias produtivas ligadas ao petróleo, gás e energias renováveis. A edição de Campos abre o calendário do projeto, que seguirá para outras cidades em 2026.
Secretário-executivo da Ompetro, Marcelo Neves lembra que essa é a segunda edição do Connex-E, realizada no exercício do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, como presidente da organização: “A primeira aconteceu em dezembro de 2024. O evento nasce para fortalecer os territórios energéticos do Rio de Janeiro com visão de futuro, diálogo e responsabilidade”.
Segundo Neves, o apoio e direcionamento é de Wladimir Garotinho: “A participação dos municípios associados nesse esforço tem o propósito de colocar a Ompetro em um patamar de protagonismo nacional. Este evento consolida a nossa missão de aproximar governos, empresas e sociedade para transformar oportunidades em desenvolvimento concreto”.
O Connex-E envolve a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP); Petrobras; Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro); Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABPIP); Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Costa Doce Convention & Visitors Bureau.
TEMAS DVERSIFICADOS - Também participam a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ); Governo do Estado do Rio; Instituto Federal Fluminense (IFF); Porto do Açu; Refina Brasil; Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); Prime Sol Soluções em Energia; Federação dos
Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental (Femac), entre outros apoiadores.
A programação abordará Perspectivas da Bacia de Campos no novo ciclo energético (revitalização, descomissionamento e integração com a economia do mar e o Porto do Açu; Royalties 4.0: novos caminhos para municípios produtores; Economia Azul: o Mar como Fronteira de Inovação e Negócios (mar como vetor de inovação e negócios envolvendo portos, turismo, energias renováveis, aquicultura e pesca).
Outro tema a ser tratado é Novas energias expandem a economia do Rio (caminhos para o crescimento da economia fluminense, com investimentos em hidrogênio, energia eólica, solar e bioenergia). Haverá ainda Rodada de Negócios Connex-E, aberta a pequenos e médios empreendedores, fornecedores regionais, e empresas-âncora da cadeia de energia e infraestrutura.
A rodada será desenvolvida em parceria com Sebrae-RJ, Firjan, Porto do Açu e Rede Petro-BC, gerando oportunidades reais de fornecimento nos setores de petróleo, gás e energias renováveis. Estão também previstos lançamentos de livros de Paulo Enrique Mainier, procurador do Estado do Rio de Janeiro, e professora Angela Dias Mendes, autores com especialização nos temas debatidos.