Thalia Viana diz que resultado a surpreendeu; Pablo Pessoa acha que persistência contribuiu para a vitória dele Foto Éder Souza/Divulgação

Campos – Tendo como tema ‘Magia do Carnaval’, 25 candidatos participaram do concurso Beleza Negra 2025, realizado nessa quinta-feira (20), pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), em Campos dos Goytacazes (RJ). Os vencedores foram Thalia Viana, de 16 anos, e Pablo Pessoa, de 20.
“Eu não esperava ganhar, mas ficar pelo menos em terceiro lugar”, diz Thalita, que é estudante do primeiro ano do Ensino Médio e moradora do Parque Santa Rosa, em Guarus. “Foi um evento lindo e eu estou muito feliz de ter participado. Agora, eu quero pensar cada vez mais no meu futuro como modelo”, comemora.
Já Pablo é autônomo, mora no Parque Cidade Luz e tem um filho de seis anos. Não é a primeira vez que participa do evento e sempre sonhou ganhar a competição: “É uma sensação incrível, porque eu venho de uma longa jornada. Eu bati várias vezes na trave, mas nunca desisti. Então, acho que foi pela minha persistência que consegui o primeiro lugar”.
Cada vencedor recebeu o prêmio de R$ 1 mil, além de brindes de patrocinadores do concurso. Diulya Laurindo recebeu uma bicicleta, por ter sido a segunda colocada, mesma premiação do também vice, Rian Souza ficaram. Presidida pelo fotógrafo e maquiador Binho Dutra, a comissão julgadora foi composta por 21 personalidades ligadas à moda, à educação, à cultura negra, ao combate contra o racismo, à história e à comunicação.
ESPAÇO DE DEBATE - Como entradas, foram doados produtos alimentícios não perecíveis, que serão distribuídos com instituições filantrópicas. “O evento não se trata apenas da beleza negra, da performance e conjuntura na passarela. Trata-se da ocupação e manutenção de espaço que o negro agora é evidenciado”, comenta o subsecretário, Gilberto Totinho.
Para ele, o concurso Beleza Negra é um espaço de debate sobre racismo, empoderamento e representatividade: “A gestão do prefeito Wladimir Garotinho tem sido extremamente aliada à luta antirracista, provocando diversas ações. São atividades que vão além do Beleza Negra, mas políticas de ações afirmativas”.
Houve também apresentações musicais, com a cantora gospel Darly Ferreira; além do maestro João Vitor, que se apresentou com seu aluno Webert Oliveira. A festa foi animada, ainda, pela apresentadora Gabi Hilário, do podcast Empoderação; o cantor Juninho Razão e a bateria da escola de samba Madureira do Turf.