A decoração do centro da cidade conta com árvore e iluminação, inclusive na catedral do Santíssimo Salvador Foto César Ferreira/Divulgação
Decoração de Natal transforma o centro da cidade em misto de luz e encanto
Lançamento aconteceu nessa segunda-feira, pelo prefeito Wladimir Garotinho, com expressiva participação popular
Campos – Até oito de janeiro, Dia Nacional da Fotografia, a decoração de Natal da Praça do Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes (RJ), transforma o centro da cidade em uma mistura de luz e encanto. A inauguração aconteceu na noite dessa segunda-feira (8), pelo prefeito Wladimir Garotinho, com definição de que será mantida por 30 dias.
Atrações musicais, intervenções artísticas, participação de estudantes da rede municipal e ações solidárias marcaram a noite. O início oficial da programação contou com as apresentações do cantor Apollo, da Corporação Musical Fox e do grupo de alunos “Quem sabe isso quer dizer amor”, da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, marcando o início oficial da programação natalina no coração da cidade.
Wladimir destaca a importância do resgate da decoração natalina e de estar sendo proporcionado um período de confraternização às famílias: “Então, chegamos a mais um final de ano e eu quero agradecer a todos que vieram aqui participar deste momento. Quero dizer que fizemos tudo com muito carinho, dentro da nossa realidade, e eu sempre digo isso. É sempre bom falar, porque muitas vezes as pessoas só querem se apegar aos problemas”.
O prefeito lembra que quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, em 2021, nem decoração de Natal tinha mais na cidade: “Nós resgatamos essa tradição e viemos aqui para dar o pontapé inicial. Começa hoje, dia oito de dezembro, e vai até oito de janeiro; são 30 dias de festividades aqui na praça e também em alguns outros pontos da cidade, onde vamos ter programação, como em Guarus”.
A abertura das festividades superlotou a principal praça de Campos. O grupo de alunas interpretou, em expressão corporal e canto, a obra musical “Haleluia” . A praça recebeu iluminação especial com a instalação de uma árvore de Natal de LED, presépio e a tradicional Casa do Papai Noel, que voltou a se consolidar como ponto de encontro de crianças e adultos com o “Bom Velhinho”, para tirar fotografias.
ARTISTAS LOCAIS - O secretário de Serviços Públicos, Diego Dias, comenta que a principal novidade deste ano é a participação de artistas locais na concepção da ornamentação, com grafiteiros e profissionais do carnaval atuando diretamente na ambientação do presépio e de outros elementos cenográficos: “Essa integração traduz a proposta do governo de associar a celebração natalina à valorização da cultura produzida na cidade”.
Dias explica que o presépio foi levado para a praça e passou por um processo de restauração que envolveu grafiteiros, artistas locais e integrantes de agremiações carnavalescas: “A decoração inclui novidades na iluminação, como a árvore principal e a caixa de presente cenográfica que funciona como novo ponto focal para o público, resultado de um trabalho realizado com recursos otimizados para oferecer um cenário atrativo à população”.
Outra novidade apontada pelo secretário é que a Casa do Papai Noel ganhou função social com a criação de uma oficina de brinquedos aberta à população ao longo da semana: “No local, moradores podem entregar brinquedos danificados ou em desuso, que serão recuperados e destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa conecta reaproveitamento de materiais e solidariedade em uma mesma ação”.
EM VÁRIOS PONTOS - Os brinquedos que chegam quebrados são consertados na oficina do Papai Noel e: “Após restaurados, são organizados para doação a crianças atendidas por projetos sociais do município, o que transforma itens que estavam guardados em novas oportunidades de presente para o Natal”, assinala Dias pontuando que a ornamentação natalina não se concentra apenas na área central.
“Na entrada da cidade, na região do contorno, foi instalada outra árvore de Natal com iluminação em LED, formando um portal iluminado para quem chega a Campos durante o período de festas”, cita o secretário acentuando que “na Avenida Pelinca, a área próxima ao chafariz também recebeu decoração especial, com pontos de luz que complementam o circuito natalino e ampliam as opções de passeio em diferentes bairros”.
Wladimir realça que, com a Praça do Santíssimo, a região do contorno e a Pelinca integradas pela iluminação temática, moradores e visitantes podem percorrer os espaços decorados, registrar fotos e acompanhar a programação cultural ao longo de todo o ciclo natalino, “com acesso livre às estruturas montadas durante todas as noites em que a decoração permanecer em funcionamento”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.