Durante o mês, por conta da campanha, as mulheres são orientadas no combate ao câncer de colo do útero Foto Secom/Divulgação

Carapebus - Prestar um serviço rápido aos cidadãos, em atendimentos médicos, realização de exames e pequenas cirurgias é uma das iniciativas do governo de Carapebus definida desde setembro de 2022, quando firmou parceria com uma clínica de diagnósticos da cidade.
A medida veio reforçar os serviços já disponibilizados pela Secretaria de Saúde, que, além do cronograma de vacinação contra Covid-19, está empenhada na campanha pela saúde da mulher, conhecida como Março Lilás e Amarelo; o objetivo é conscientizar o público-alvo quanto ao câncer de colo do útero e endometriose.
Um dos pontos focalizados aponta que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, são sete milhões de mulheres que possuem a endometriose, enquanto o câncer de colo do útero é a terceira doença que mais acomete o sexo feminino.
“O amarelo é referente à conscientização da endometriose e o lilás é lembrado pela luta da prevenção e combate ao câncer de colo do útero”, resume a Secretaria de Comunicação (Secom), que expõe posicionamento da coordenadora do Programa Educação em Saúde, Sandra Barreto, sobre a importância do mês de março ser dedicado à mulher.
A coordenadora enfatiza os reflexos das lutas enfrentadas pelas mulheres, até a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, criar o dia internacional da mulher: “Esse mês tem um valor histórico muito grande de luta das mulheres para conquistarem seu espaço e seus direitos”.
Quanto à vacinação, a secretaria primeiro economiza palavras ao se dirigir à população: “imunize-se!”; depois, por meio também da Coordenadoria de Imunização, anuncia o novo cronograma de vacinação nas Estratégias Saúde da Família (ESFs).
Está valendo a partir dessa segunda-feira (20), contra a covid-19 e de rotina para maiores de cinco anos. “Para realizar a imunização, é necessário ter o comprovante de identidade (RG), cartão do SUS e comprovante de vacinação”, orienta a secretaria, através da Secom.