Vazamento de torneira é um problema comum que gera desperdício, apontado na campanha Foto Divulgação

Carapebus – Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água completa 20 anos nesta terça-feira (22). O primeiro passo foi dado em 1992, no Rio de Janeiro, durante conferência com foco em Meio Ambiente e Sustentabilidade; mas a comemoração passou a valer um ano depois.
A ONU tem investido, a cada ano, em campanhas visando conscientizar a população universal sobre a importância de valorizar o uso da água; “Acelerando Mudanças - Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” é o tema de 2023
Para ilustrar, é utilizada a fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico. Carapebus (RJ) está compartilhando, também empenhado em sugerir às pessoas que pessoas se conscientizem quanto ao consumo de água em qualquer circunstância.
A iniciativa é desenvolvida por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que enfatiza a importância (e necessidade) do uso consciente da água, principalmente para evitar desperdício; a medida atende a proposta da ONU de aplicar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.
Em vídeo postado pela Secretaria de Comunicação (Secom) no portal da prefeitura, a Meio Ambiente aponta alguns cuidados que se deve ter com a água em casa, no trabalho e na escola; a secretaria resume sua proposta no apelo: “Água! Use com consciência”.
As sugestões pontuadas são: “tome cuidado ao lavar louça e não desperdiçar água; a cada 15 minutos de torneira meio aberta são gastos cerca de 243 litros de água; retire o máximo de resíduos das peças que serão lavadas e ensaboe tudo antes de enxaguar”.
Também são sugeridos: “verifique se as torneiras ou as privadas apresentam algum problema de vazamento; um minuto a menos no uso da água, ao lavar as mãos cinco vezes por dia poupará, em 10 anos, água suficiente para suprir o consumo diário de outra pessoa por mais de sete meses”.