As atividades envolveram vários setores do governo, além de alunos e professores da escola Foto Kaná Manhães/Secom

Carapebus – Para marcar o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastre, o governo de Carapebus (RJ) realizou nessa sexta-feira (29) o Simulado de Evacuação Escolar. A ação aconteceu na Escola Municipal Davi Lincoln Santos Mancebo Reis, em Ubás, desenvolvida por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em parceria com as Secretarias de Educação e de Segurança e Trânsito.
A programação envolveu agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Guarda-Mirim, professores e funcionários da escola, sendo iniciada após a sirene ter sido acionada. Na sequência, todos os alunos foram retirados das salas de aula, em filas únicas, e se dirigiram ao campo de futebol, localizado atrás do colégio.
A estratégia foi definida por medidas de segurança. O secretário de Educação, Matheus Fernandes Santos, explica que a evacuação das crianças se deu devido a um princípio de incêndio na escola, causado por um vazamento de gás. “Durante o simulado, um dos alunos, na saída da sala de aula, caiu e foi retirado do corredor por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e colocado em uma ambulância, que o conduziu ao Pronto Atendimento Carlito Gonçalves”.
Com uso de extintores, agentes da defesa civil simularam o combate ao fogo causado pelo vazamento de gás, isolando o botijão no campo de futebol para manter a segurança das crianças e funcionários da escola. Ao final, os alunos retornaram às dependências da escola, onde participaram de um briefing de avaliação e receberam a cartilha Comunidade Mais Segura.
Além de Matheus Fernandes, participaram do treinamento o comandante da Guarda Civil Municipal, Cristiano Teodoro Rangel; coordenadora da Defesa Civil de Carapebus, Ana Paula Rodrigues; representante Guarda Mirim, Sheila Carneiro; agentes da Defesa Civil; professores e funcionários da Escola Davi Lincoln.
“Estão todos de parabéns. Fizeram tudo com muito cuidado e organização. Todos aprenderam como devem agir em uma situação de emergência como essa”, ressalta o secretário de Educação, que também destaca a parceria com a Defesa Civil e Secretaria de Segurança.