Atila13maiARTE PAULO MÁRCIO

Quem circula no meio espírita já ouviu falar no termo Umbral, palavra de origem espanhola, usada para designar o vão superior onde são colocadas as portas que separam os cômodos de uma casa. Umbral também pode ser entendido como entrada ou porta. Só que o termo ganhou outro significado no Espiritismo.

Umbral se refere a um estado ou lugar de transição onde os espíritos que não souberam aproveitar a oportunidade de evolução na Terra são encaminhados provisoriamente. O Umbral é um local do mundo espiritual onde se encontram os espíritos inferiores após a desencarnação. O Umbral estaria localizado num mundo paralelo, num espaço invisível aos nossos sentidos.
O Umbral é descrito pela equipe Espírita Online, por quem já esteve lá, como sendo um ambiente depressivo, angustiante, de vegetação feia, ambientes sujos, fedorentos, de clima e ar pesados e sufocantes. A vegetação varia de acordo com a região do Umbral. Muitas vezes, constituída por pouca variedade de plantas, as árvores são normalmente de baixa estatura, com troncos grossos e retorcidos, com pouca folhagem. São raros os animais e aves. No Umbral se encontram montanhas, grutas, cavernas, penhascos e regiões de pântano, semelhantes às formas que podem ser encontradas na Terra.

Existem diversas cidades no Umbral. Como os espíritos sempre se agrupam por afinidade (igual a todos nós aqui na Terra), ou seja, se unem de acordo com seu nível vibracional. Existem inúmeras cidades habitadas por espíritos semelhantes, destaca a equipe do Espírita Online. Algumas cidades se apresentam mais organizadas e limpas do que outras. Todas possuem espíritos líderes que usam sua inteligência para a prática consciente do mal. Conhecem bem a natureza e adoram o poder. Quase sempre odeiam o bem e os bons que ponham em risco sua posição de liderança.

Ninguém vai para o Umbral por castigo. A pessoa vai para o lugar que melhor se adapta à sua vibração espiritual. Quando deseja melhorar, existe quem ajude. Quando não deseja melhorar, fica no lugar em que escolheu. Todos que sofrem no Umbral, um dia são resgatados por espíritos do bem e levados para tratamento para que melhorem e possam viver em planos de vibrações superiores. Existem muitos que ficam no Umbral por livre e espontânea vontade porque acreditam ali ser seu mundo.

Além das cidades, encontramos o que é chamado de núcleos, agrupamentos de espíritos semelhantes. Os grupamentos maiores e mais conhecidos são os dos suicidas. Estes núcleos são encontrados nas regiões montanhosas, nos abismos e vales. Por serem espíritos perturbados, são considerados inúteis pelos habitantes do Umbral e por isto não são aceitos e nem levados para as cidades em volta.

Existem os vales dos suicidas. Os bons espíritos tentam resgatar aqueles que desejam sair dali, por terem se arrependido com sinceridade do que fizeram. Não é difícil imaginar um local com centenas de milhares de pessoas que cometeram suicídio, todas ali unidas, sem entender o que está acontecendo.

Existem no Umbral os núcleos de drogados, continua a equipe do Espírito Online. Existem relatos psicografados sobre uma região de drogados onde, para cada tipo de vício, existem núcleos específicos, por exemplo, de alcoólatras. Esses espíritos viciados costumam visitar o planeta Terra em bandos para sugarem as energias dos vivos que possuem os mesmos vícios.

Esses núcleos do Umbral possuem líderes. São pessoas inteligentes com capacidade de liderança, que costumam controlar, dominar e explorar as almas que nestas cidades residem. Como se pode ver não é muito diferente da vida aqui na Terra, onde temos exploradores e explorados. Exercem seu controle a partir do medo, das mentiras, da escravidão, de regras rígidas e violência.

Algumas sabem que estão no Umbral e sabem que trabalham pelo mal das pessoas. Seu reinado não dura muito tempo, já que espíritos superiores trabalham para convencer sobre o mal que fazem a si mesmos fazendo o mal aos outros. É comum que estes líderes desapareçam inesperadamente destas cidades por terem sido resgatados por bons espíritos em suas missões.

As regiões do Umbral são as que mais se parecem com a Terra. Os espíritos, por estarem ainda muito atrelados à vida material, acabam vivendo suas vidas como se realmente estivessem vivos. As necessidades básicas do corpo acabam se manifestando nestes espíritos. Sofrem por sentirem dores, sono, fome, sede, desejos diversos.

Os postos de socorro se encontram espalhados pelas regiões sombrias do Umbral, salienta a equipe da Espírita Online. Este local de ajuda - semelhante a um complexo hospitalar -, é vinculado a uma colônia de nível superior. Nele, encontramos espíritos missionários vindos de regiões mais elevadas que trabalham na ajuda aos espíritos que vivem nas cidades e regiões do Umbral. Quando o espírito ajudado desperta para a necessidade de melhorar, crescer e evoluir, é levado para uma colônia onde será tratado e passará seu tempo estudando e realizando tarefas úteis para seu próximo.
Átila Nunes