"Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?" Mateus 6.30.

A fé em Deus é uma certeza que nos ajuda a nos mantermos firmes e calmos em nossos desígnios. Fé, esta palavra apresenta grande conteúdo para os que de Deus se aproximam.
Afinal, somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8). Fé é possuir a certeza do que Deus é capaz. Fé é tocar no Senhor e saber que quem se coloca debaixo de Suas asas tudo pode alcançar por Sua graça. Conforme a Palavra de Deus, a fé é a condição básica para sermos salvos e recebermos de Deus auxílio em todos os aspectos. A fé é um elemento indispensável para quem deseja viver para Deus. A fé é comparada a um escudo, imprescindível para apagar ou extinguir todos os dardos inflamados do diabo disseminados contra nós (Efésios 6.16). Somos levados a ver em toda a Bíblia que a fé consegue ultrapassar barreiras, nos proteger e nos levar para junto de Deus. Tal verificação se dá ao captarmos nas Escrituras que a fé do cristão é o combustível que o faz superar os empecilhos e conservar-se fundamentado em Deus.


Não se pode esquecer que a vida sem fé conduz a pessoa à perda do sentido de sua existência. Saibam que não é difícil perceber que o mundo em que convivemos, muitas vezes, parece estar bem longe daquilo que a fé nos assegura. Pois, vemos que, conforme as Escrituras, ainda que nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda ela já consegue provocar o sobrenatural e nada nos será impossível (Mateus 17.20). Entretanto, doenças, sofrimentos, mortes e desempregos podem ser algumas das tentações que o inimigo utiliza para fazer com que as pessoas duvidem do impossível de Deus nas suas vidas, levando a muitos a um processo de afastamento do Senhor.


A Palavra de Deus nos ensina que pela fé tudo é possível. Assim, a fé é um presente de Deus para Seus filhos, sendo o único acesso que transporta o homem a Deus. Considerando essa certeza, a fé pode transformar a vida da pessoa e mudar o coração do mais duro homem. A fé consegue amolecer o mais petrificado coração, endurecido pela estupidez ou até mesmo pela ausência do conhecimento do amor de Deus. Neste sentido, sendo a fé o único caminho para se achegar a Deus, então, o inimigo fará de tudo para arrancá-la das pessoas. Em Hebreus 11.1, lemos o seguinte sobre a fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11.1). Neste sentido, a fé é uma virtude sobrenatural conferida por Deus aos crentes. Acreditamos que a fé faz toda diferença na vida de todo ser humano a partir de um testemunho de uma pessoa.


As razões que movem as reflexões hoje aqui são oriundas da nossa percepção de que Jesus falou a respeito de possuirmos uma fé pequena ou uma grande fé. Então, o que é uma pequena fé ou uma grande fé? Para responder esta pergunta, recorremos aos seguintes textos: "Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?" (Mt 6.30); "Então respondeu Jesus, e disse-lhe: "Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã" (Mateus 15.28). Poderíamos listar outros exemplos, mas esses dois bastam para evidenciar que Jesus falou a respeito de possuirmos uma fé pequena e uma grande fé. O que podemos dizer que a grande fé é evidenciada para Jesus quando alguém Lhe obedece 100% e não somente uma parte.


A história da mulher cananeia nos mostra que a fé consegue transformar as pessoas de modo geral. Já uma fé pequena é aquela que temos presenciado ao longo do nosso ministério, em que alguns cristãos querem ser recompensados ou elogiados por seus serviços prestados ao Reino, isso é que podemos chamar de uma atitude de pequena fé! Dentro deste tema, acreditamos que os discípulos de Jesus em determinado momento tiveram consciência de que eram possuidores de uma pequena fé, quando andaram com o Mestre aqui na terra, e em determinado momento Lhes disseram: "(...) Acrescenta-nos a fé" (Lucas 17.5).


A partir do que se pode ler, nesta hora, vislumbramos que Jesus irá uma vez imprimir um brilho em Sua fala ao dizer: "(...) Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria.” (Lucas 17.6). Em outras palavras, Jesus estava pronunciando para seus discípulos que eles poderiam realizar grandes coisas através da consciência certa do que verdadeiramente é a fé.


Parece-me pertinente registrar que, para o nosso Senhor Jesus, a fé tudo pode. Para Ele, necessitamos viver dela, precisamos deixar que ela conduza os nossos passos. Para Jesus, não podemos ter uma fé raquítica, pois, uma fé grande faz toda a diferença em nossas vidas. Sem cair nas malhas da astúcia podemos dizer que possuir uma fé pequena constitui servir um deus pequeno, ou seja, um deus que provê pouco para nós. Podemos dizer que estamos aqui diante de uma mentira. Nosso Deus é grande e supre tudo o que precisamos, não podemos nos esquecer de que Ele mesmo se apresenta como o "Eu Sou" (Êxodo 3.14). Nossa certeza assim se formula que não podemos achar que Deus é limitado, porque Ele não é.


Antes de encerrar, não podemos deixar de lembrar que, quando buscamos as coisas do Alto, aprendemos a crescer na fé e perceber o cuidado e o agir de Deus em nossas vidas, na vida de nossas famílias, de nossos amigos, nossos irmãos e no nosso dia a dia. Se bem observado, cada livro da Bíblia nos questiona e nos faz pensar como a confiança em Deus pode trazer respostas para as situações do cotidiano. A melhor maneira de aumentarmos nossa fé é vivermos cada dia com intensidade e com a ajuda do Espírito Santo, que nos convence do pecado e nos leva a realizar coisas maiores do que imaginávamos.


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para que Deus, o Criador dos Céus e da Terra, possa, por Sua infinita misericórdia, aumentar a nossa fé, porque são nos momentos de aflições e nas noites escuras da vida que a fé irá nos sustentar.


Fonte: Livro "Ser Relevante". Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.