“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7.15-20
Confesso que, ao longo da caminhada ministerial, já tive o desprazer de esbarrar com alguns falsos profetas. Para uma melhor compreensão, é bom que saibamos que os falsos profetas são aqueles que pregam o que não emana de Deus. O forte enfoque desses falsos profetas é corromper as pessoas, para que se desviem dos caminhos do Senhor. Os traços que diferenciam os falsos profetas são a pregação de um evangelho fácil, sem abandono do pecado, sem ajuste de conduta, sem santidade; pregam um evangelho que proclama apenas o apego pelos bens materiais. Suas doutrinas não são bíblicas e eles arquitetam profecias, sonhos e visões falsas para agradar aos homens. Os falsos profetas enganam outras pessoas, desviando-as de Deus, causando tumultos e desordem.

Assim, é indispensável prestar muita atenção que estes homens atiçados por seus desejos inescrupulosos e audaciosos jogam os crentes uns contra os outros. Podemos dizer com toda certeza de que a Palavra de Deus não está com eles. Outra ação bastante elaborada por esses larápios é que com suas ações insanas conseguem colocar a igreja contra o seu pastor, induzindo os santos à apostasia. Some-se a isso o fato de que eles não vacilam em apropriar-se da glória que é exclusiva apenas ao Senhor.

Desse modo, devemos estar alerta o tempo todo, não podemos esquecer que o Senhor Jesus nos alertou que, nos últimos dias, apareceriam falsos profetas que, se possível, enganarão até mesmos os escolhidos. O que sabemos é que estes indivíduos, apesar de possuírem aspecto de santidade, não passam de agentes de Satanás, tendo como sua principal finalidade decompor a fé dos salvos e aniquilar a unidade da Igreja de Cristo.

Temos de nos manter cautelosos, a fim de que os lobos não façam desviar as ovelhas. O nosso compromisso básico deve ser evitar os falsos profetas e os seus ensinamentos que só trazem problemas e desordem. Uma característica dos falsos profetas é falar o que as pessoas querem ouvir, independentemente se estão erradas ou não.

Talvez vocês me perguntem: Bispo, como identificar um falso profeta? Como saber se estão em nosso meio? A resposta mais coerente é: devemos ter o entendimento da Palavra de Deus e possuir o discernimento pelo Espírito Santo. Assim não seremos enganados. Por isso, é formidável ter o conhecimento da Palavra de Deus para ter intimidade com o Senhor, para estarmos aptos a identificar as falsas doutrinas, bem como identificar os falsos profetas.

Antes de terminar, gostaria de dizer que estes falsos profetas podem operar sinais e prodígios, entretanto, tudo isto cometem sob a estratégia de Satanás (2Ts 2.9-10). Neste sentido precisamos estar sempre alertas contra os falsos profetas, pois estes se infiltram no meio dos crentes e distorcem as Escrituras, adulterando a verdade de Deus com suas heresias destruidoras.

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para que o Pai nos faça surdos para os maus ensinamentos e que Deus afaste de nós todo aquele que através dos seus falsos ensinos nos afasta dEle.