"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre", Mateus 7.7-8.
Como filhos de Deus, devemos perseverar até o fim em oração. Vivemos em constante luta contra o pecado, por isso é essencial uma vida de oração, assim, não devemos desistir de perseverar na oração e na súplica (Romanos 12.12). Se observarmos com mais zelo, veremos que perseverar nas Escrituras nos oferece a ideia de não desistir da fé cristã em tempos de tentação, angústia, agonia, provação e perseguição. Afinal, a vida cristã exige tenacidade. Some-se a isso o fato de que há uma gloriosa promessa para quem perseverar em oração até o fim: "Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono", (Apocalipse 3.21).
Pensamos que a principal característica desse texto é que ele nos permite observar que apenas os perseverantes desfrutarão desta imensa alegria de estarem diante de Cristo em Seu trono. Podemos dizer que o alerta para perseverarmos na fé é porque há, sim, a possibilidade de enfraquecermos e apostatarmos da fé. Neste sentido, o apóstolo Paulo é autor de uma receita clássica sobre a importância da perseverança em nossa vida cristã: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes", (Efésios 6.13). A proposta de Paulo é nos descrever que somente aqueles que perseveram em Deus conseguirão resistir ao dia mau.
Ao abrirmos um dicionário em busca da definição sobre o que significa perseverança, veremos ser a qualidade de quem não desiste com facilidade. A vida cristã é dinâmica e exige que o discípulo de Cristo nunca retroceda. Não por acaso Jesus advertiu: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus", (Lucas 9.62). O que nos chama atenção nessa observação é saber que nossa caminhada cristã exige de cada um de nós uma superação diária, pois o mundo em que vivemos está sempre tentando nos parar (Mateus 10.22). Assim, precisamos sempre superar nossos limites, mas é preciso que tenhamos em nosso coração uma certeza: vai valer a pena! Pois ouviremos Jesus falar em breve: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus", (Apocalipse 14.12).
Ao nos depararmos com este texto, percebemos que Cristo irá guardar até o fim todos aqueles que perseveraram em oração nEle, em meio às provações da vida. O salmista nos lembra que há grande recompensa em perseverar na vida cristã: "Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa", (Salmo 19.11). Sabemos que seguir Jesus nem sempre é fácil, mas, se perseverarmos, receberemos a recompensa de Deus. Desse modo, nosso maior desafio é o de nos mantermos inabaláveis e firmes na fé em Cristo, esperando pacientemente pela vinda do Senhor. Nosso ponto de vista se baseia que a perseverança da vida cristã é iniciada e garantida em Cristo.
Portanto, somente em Cristo nos sentimos seguros, pois Ele tem poder de nos manter livres dos deslizes desta vida (Filipenses 1.6). Como nos mostra o texto, se permanecermos fiéis a Cristo, estaremos seguros até o fim. Ele nos alerta que, para alcançarmos o que almejamos, temos de perseverar (Mateus 7.7). Precisamos orar, devemos ir à busca das coisas do Alto e necessitamos ser perseverantes. Assim, podemos terminar descrevendo, como bem disse o apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica: "Orai sem cessar!", (1Tessalonicenses 5.17). Se tem uma coisa que aprendemos em nossa caminhada cristã, é que o segredo de uma intimidade com Deus está em uma palavra que faz toda diferença: perseverança.
ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para podermos reconhecer que somos chamados a perseverar em oração porque muitas vezes em nossa caminhada não será fácil. Assim, que o Senhor nos conceda forças para mantermo-nos perseverantes em todo o tempo em oração, sabendo que as orações do justo podem muito em seus efeitos.

Fonte: Livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.