"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos? Ou: Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas." Mateus 6.31-32

Não devemos andar apreensivos e preocupados com o que comeremos ou beberemos ou com que nos vestiremos no amanhã, pois, segundo as Escrituras, Deus tem pleno conhecimento das coisas que necessitamos (Jeremias 29.11). Diante desta verdade exposta, o que nos interessa é destacar que, sim, Deus sabe todas as coisas. Essa certeza nos auxilia a entender que Deus sabe de tudo, no passado, no presente e no futuro. Podemos ainda dizer que Ele também conhece nossos pensamentos, motivações, dificuldades e sentimentos. Ou seja, nada está escondido aos olhos de Deus (1João 3.20). O que nos chama atenção é que Deus, Supremo por excelência e Criador dos céus e da terra, conhece tudo sobre nós e ainda nos ama, nos provendo tudo aquilo que necessitamos (Salmo 23.1).


Mesmo antes de nascermos, Deus compreendia tudo que o iria acontecer em nossas vidas: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia", (Salmo 139.16). Sob este prisma pode-se dizer que não há ninguém que nos conhece tão bem como o nosso Deus: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera", (Efésios 3.20). Vemos na declaração do profeta Jeremias que Deus nos conhece antes da nossa concepção no ventre da nossa mãe: "Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta", (Jeremias 1.5).


Deus analisa tudo e conhece cada detalhe. Neste sentido, o evangelista Mateus diz que até mesmo os cabelos da nossa cabeça estão todos contados (Mateus 10.30). Ainda desejamos acentuar que toda a Escritura constrói uma abordagem motivadora nos fazendo ver que servimos a um Deus que é Onisciente. Isso significa não haver nada que Ele não conheça. Consciente da relevância sobre o tema, vale citar que, sendo Deus Onisciente, Ele conhece todas as coisas de maneira incondicional. Do ponto de vista teológico, vemos que o conhecimento de Deus sobre nós é ilimitado e não está sujeito a qualquer obstáculo. Ele não precisa solicitar nenhuma informação, bem como nunca possui dúvidas.


O salmista disse que Deus: "Conta o número das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes. Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento é infinito. O Senhor eleva os humildes e abate os ímpios até a Terra", (Salmo 147.4-6). O que podemos ver é que Jesus deseja que Seus seguidores sejam livres da preocupação. Pois, um coração inquieto oprime o homem causando-lhe amargura e fazendo com que ele deixe de confiar em Deus e em Suas promessas. Assim, é preciso lembrar que, se andamos ansiosos com o amanhã, devemos nos arrepender pela falta de fé. Não é por acaso que o salmista irá dizer: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus", (Salmo 42.11).


Deus jamais desamparou um filho seu, contudo, antes, o chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Se Deus disse que cuidaria de nós, com certeza Ele cuidará. Ele não deixará que nos falte o alimento ou qualquer outra coisa que necessitamos, pois somos Seus discípulos, podemos descansar e ter a certeza de que Ele cuidará de nós. Sendo assim, gostaria de concluir recorrendo a um versículo que acredito ser apropriado para o momento: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a Terra", (Salmo 46.10).


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para que Deus nos perdoe pelas vezes que deixamos de colocá-Lo em primeiro plano e pelas vezes que tivemos medo do amanhã, de que faltasse algo em nossa mesa.


Fonte: Livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.