"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade", Mateus 7.21-23.

Pensamos que a maior alegria do homem após adquirir a salvação é ter a oportunidade de fazer a vontade de Deus. Digo isso porque a Bíblia dentre os seus muitos escritos nos revela que, se nós permanecemos na vontade do Pai, seremos mais fortes, porque não há quem possa vencer o nosso Deus. Outra verdade que devemos ter em mente é que, se procurarmos ficar no centro da vontade de Deus e agirmos de acordo com ela, seremos poupados de muitas dores. Refletimos que a vontade de Deus é boa, entretanto, como podemos conhecer Sua vontade?

Sobre fazer a vontade de Deus, o apóstolo Paulo diz: "Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor", (Efésios 5.17). Diante deste texto, devemos com frequência nos perguntar: como podemos fazer a vontade de Deus? Acreditamos que a resposta para essa pergunta se encontra no evangelho de João, quando Jesus disse: "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna [...]", (João 6.40). O evangelista João em sua primeira carta diz: "E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre", (1João 2.17).

Dizer que ama a Deus com frequência e não fazer a Sua vontade é uma incoerência. Afinal, amar a Deus significa se aproximar dEle com um amor verdadeiro, fazendo aquilo que Ele nos requer. Ou seja, para realizarmos a vontade de Deus, precisamos renunciar à nossa própria vontade. Não podemos esquecer que fazer a vontade de Deus sugere renunciar a cada dia o nosso querer – abdicar das nossas emoções, bel-prazeres, ideias, planos, projetos, etc. Acreditamos que a resposta em fazer a vontade de Deus continuará estéril se não amarmos uns aos outros, conforme dito por Cristo: "Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros", (João 15.17). Saiba que ninguém pode enganar Deus, que vê o coração (1Samuel 16.7).
Assim descobrir a vontade de Deus e andar de acordo com ela é um grande desafio para o cristão. É inevitável identificar que o apóstolo Paulo diz que podemos fazer a vontade de Deus desde que esteja disposto a não viver os padrões deste mundo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional", (Romanos 12.1). Desse modo, fazer a vontade de Deus deve estar presente na oração de todo filho de Deus, todos os dias. Acreditamos que o maior desejo do coração de Deus é que realizemos a vontade dEle em nossa vida.

Que possamos nos consagrar fazendo da nossa vida uma entrega total à vontade de Deus. Confesso que o nosso maior desejo é nunca deixar de realizar a vontade dEle. Neste sentido, devemos orar a Deus, pedindo que Ele nos ensine Sua vontade. Sabemos, através das Santas Escrituras, que aquele que faz a vontade de Deus é abençoado. Lembre-se: nem todos que dizem "Senhor, Senhor!" entrarão no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Pai, que está nos céus. Diante desta certeza, gostaria de terminar com uma indagação: você sabe qual a vontade de Deus para sua vida?

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para nos tornamos conhecidos do Pai, de modo que Ele possa cumprir a Sua vontade em nós, para que assim adentremos em Seu Reino.

Fonte: livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.