"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas." Mateus 7.28-29.

Mateus, ao narrar o fabuloso discurso de Jesus conhecido como Sermão do Monte, descreve a respeito da autoridade do Mestre. O evangelista diz que Jesus "ensinava como tendo autoridade". Desta forma, somos levados a ver a diferença entre Jesus e os doutores da Lei, pois estes ensinavam as Escrituras de um modo aparente e superficial. Por esse motivo, suas palavras não tinham autoridade como as de Jesus. Sobre Sua autoridade, Jesus diz: "[...] É-me dado todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28.18). Pensamos haver uma pista, digamos assim, para esta interpretação. Acreditamos que estas palavras nos fazem compreender que a autoridade que Cristo possui veio do Pai que O enviou. Reparem que a origem da autoridade de Jesus está na Sua relação única com o Deus, que, já no templo, o chamava de Pai (Lucas 2.49).
Na Bíblia, fica claro, portanto, que Deus enviou Jesus à Terra, revestido de autoridade para pisar na cabeça da serpente, em amor a cada um de nós. A Bíblia, aliás, resume bem esse amor: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). O que nos chama atenção é que, mesmo demonstrando Seu amor e poder por onde passava, nem todas as pessoas reconheciam a autoridade de Jesus. Podemos ler na Bíblia que alguns fariseus interrogaram Cristo sobre a origem do Seu poder. Entretanto, em vez de tentar explicar com palavras, Ele recorria à Sua autoridade diante de todos para mostrar que todo poder havia sido lhe dado.
Na Bíblia, não é difícil de enxergar que a autoridade do nome de Jesus se comprova de diversas maneiras ao longo do Seu ministério terreno. Como não podemos falar de história em migalhas, citaremos aqui alguns dos momentos que Cristo recorreu à Sua autoridade sobre tudo e sobre todos. Cristo mostrou Sua autoridade sobre as forças da natureza: acalmou o vento (Marcos 6.48-51); fez secar a figueira estéril (Mateus 21.19). Cristo mostrou Sua autoridade sobre Satanás: expulsou uma legião de demônios do gadareno (Marcos 5.9); expulsou o demônio do jovem surdo (Marcos 9.14-27); expulsou sete demônios de Maria Madalena (Mc 16.9). Cristo mostrou Sua autoridade sobre a Criação: realizou a pesca maravilhosa (Lc 5.1-8); fez aparecer uma moeda na boca do peixe (Mt 17.27). Cristo mostrou Sua autoridade sobre a matéria física: transformou água em vinho (Jo 2.1-8). Cristo mostrou Sua autoridade sobre qualquer enfermidade: Ele curou toda sorte de doenças e enfermidades: cegos, leprosos, paralíticos, surdos, mudos etc. Cristo mostrou Sua autoridade sobre a morte: Ele ressuscitou a filha de Jairo (Mt 9.23-25); ressuscitou o filho da viúva de Naim (Lc 7.11-15); ressuscitou Lázaro (Jo 11.1-45).
Note que Jesus revelava Sua autoridade através de Suas ações e palavras. Cumpre ressaltar que, mesmo mostrando Seu poder por onde passava, ainda assim os doutores da Lei duvidavam da autoridade de Jesus, o que fazia com que entrassem em conflitos com o Mestre, apenas porque Ele exercia com autoridade Sua missão.

Não podemos encerrar essas páginas sem antes dizer que nós temos um nome para o qual devemos adorar, servir, se alegrar e honrar: o nome de Jesus. O único nome com autoridade e está sobre todo nome (Filipenses 2.9). Podemos concluir dizendo, sem medo de errar, que o nome de Jesus é o único nome que salva o Seu povo de seus pecados, quando O invocamos.


ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que o Bom Deus nos faça seguir o modelo supremo da autoridade de Cristo, que com Seu amor abnegado moldou a vida e o caráter de todos que estavam à Sua volta.

Fonte: Livro 'Ser Relevante'. Autor: Bispo Abner Ferreira. Editora Betel.