“Pois Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação.” – 2 Timóteo 1:7
Timóteo é uma das figuras mais encorajadoras do Novo Testamento constado na Bíblia Sagrada, graças à sua persistência, seriedade no evangelho e desejo de melhorar sua vida.
Ele foi criado em um ambiente misto de judeus cristãos e gregos e foi capaz de se adaptar a várias situações. O apóstolo Paulo o tratou como um filho na fé (1 Timóteo 1:2).
Paulo passou um longo período de tempo com Timóteo, ensinando-lhe a fé cristã e as Escrituras. Timóteo cresceu e se tornou um líder eficaz porque tinha um conhecimento profundo de Deus e uma atitude de serviço e humildade. Em 2 Timóteo 3:14-15, Paulo recorda a Timóteo os ensinamentos que recebeu de sua mãe Eunice e sua avó Lóide (2 Timóteo 1:5).
Algumas lições são cruciais para o crescimento pessoal e aqui quero compartilhar algumas que pode nos ajudar no desenvolvimento;
Procure mentores e professores. Encontre alguém que possa ajudá-lo espiritualmente e na vida diária, assim como Paulo ajudou Timóteo. Pode ser um professor, líder respeitado ou um líder espiritual. Dedique um período de pelo menos uma hora por semana ao diálogo e à pesquisa com seu mentor.
Preste atenção à educação contínua. Timóteo continuou estudando as Escrituras e os ensinamentos de Paulo. Reserve pelo menos trinta minutos por dia para ler livros ou a Bíblia para fortalecer sua fé e conhecimento. A estabilidade emocional é igualmente importante. Paulo disse a Timóteo que ele deveria ser forte, amoroso e disciplinado (2 Timóteo 1:7). Sempre que possível, use métodos de controle emocional, como meditação ou oração.
Timóteo priorizou a autoridade em favor do serviço a Deus e à humanidade, sendo esta uma grande lição de motivação para que possamos participar interagindo com o próximo, em atividades voluntárias com o objetivo de ajudar os outros, especialmente em uma instituição de caridade ou até mesmo em uma igreja.
Timóteo é inspirador por sua perseverança diante da perseguição, sempre diante de uma dificuldade, as palavras a ele endereçadas crie um plano para superá-la com determinação e fé.
Outra grande lição é a descoberta efetiva de um propósito. Timóteo descobriu que tinha um propósito maior em servir a Deus e aos outros, é necessário revisar seus objetivos de vida uma vez por trimestre e alinhe-os com um maior propósito. Pratique sempre a autoavaliação para melhorar sua compreensão e resposta emocional a diferentes situações.
Por fim, o serviço com honestidade e humildade. Timóteo serviu com honestidade, não em busca de elogios pessoais. Nos encorajando a tomar uma iniciativa a cada semana, fazendo um ato de bondade anônimo sem esperar nada em troca.
Assim como Timóteo, podemos desenvolver uma vida plena e significativa. Adote essas atitudes para se tornar uma influência positiva na vida das pessoas ao seu redor.
Oração
Senhor, ajude-nos a adquirir a autoridade, o amor e a disciplina. Que possamos buscar sempre o crescimento espiritual, aprender com os mais experientes e servir com humildade e honestidade. Em nome de Jesus, Amém!