Por Leandro Mazzini

O ex-presidente Lula da Silva pode ficar preso por pouco tempo. A pressão é grande - interna e externamente - em cima da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para colocar em pauta a ADC 43, de relatoria do ministro Marco Aurélio, que restabelece a prisão só em última instância, seguindo a Constituição. Lula está nas mãos de Cármen. Se ela ceder, a Corte tem maioria em plenário para acolher a ADC e fazer valer o parágrafo 283 do Código do Processo Penal. E Lula sai em poucos dias da cela, aumentando o sentimento de impunidade que reina no país.

Acordão

Vale lembrar acordão do bastidor: O STF livra Lula da cadeia, mas ele não terá liminar no TSE para disputar a eleição. Pode esbravejar até setembro, depois indica outro.

Cantinho do Barba

Conforme citamos, existe há dias na Superintendência da PF em Curitiba a cela 'Cantinho do Barba'. Foi revelada na sentença de Moro como Cela de Estado Maior.

Escutas de Moro

Permanece "esquecida" há dois no Conselho Nacional de Justiça a representação de partidos de oposição que pede a investigação do juiz Sérgio Moro por supostamente ter infringido as regras da magistratura ao divulgar o grampo de Lula com a então presidente Dilma Rousseff, que cravou no dito popular o bordão "Tchau, querida!"

Recuo de Carminha

Pressionada pelo embate em torno do julgamento do habeas corpus de Lula, a presidente do CNJ, Cármen Lúcia, decidiu tirar a análise da representação de pauta. Para o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), "o CNJ se acovardou, novamente, ao retirar da pauta o julgamento de uma atitude criminosa do juiz Moro".

Na fila

Marco Aurélio, que criticou Cármen no julgamento do HC de Lula, tem motivo em pressionar pela ADC na pauta. Seu primo Fernando Collor está na mira da Lava Jato.

Calma, gente

Há muita preocupação desnecessária com a frase do Comandante do Exército, General Villas-Bôas. Foi apenas um patriota. O Exército não tem condições de bancar um dia de tropas nas ruas em suposta ocupação. Balela achar que foi recado.

É que..

..Em muitos fins de semana, por contingenciamento no Orçamento, soldado vai para casa no sábado porque a Caserna não tem dinheiro para o almoço.

Herdeiro

Lula vai reencontrar aliados em Curitiba, entre eles o ex-senador Gim Argelo (PTB-DF), que emagreceu bem. Gim vai lançar o filho Jorge a deputado federal pelo PTC.

Aviso prévio

Grãos petistas passaram o dia tensos com recado de advogados de que o juiz Moro decretaria a prisão do Barba. Bingo. A ordem é recolher bandeiras. Nada de guerra.

Terra em transe

Teve de tudo nos quatro dias de invasão da Superintendência do Ibama em Porto Velho (RO) por integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens: assédio a servidores, consumo de bebida alcoólica, barulho excessivo e até ameaças com serra elétrica.

De ombros

Crítico do Judiciário, o presidente Michel Temer ignorou, de novo, recomendação do MP Federal para que o presidente da Caixa - sucessor de Gilberto Occhi - fosse escolhido por meio de processo seletivo impessoal "a partir de uma lista quíntupla".

Transparência

Os procuradores da Força Tarefa da Operação Greenfield fizeram a recomendação uma semana antes da posse do novo presidente do banco, Nelson Antônio de Souza. Segundo o MP, a medida, ignorada por Temer, visa "melhorar a gestão e garantir transparência no âmbito da Caixa Econômica Federal".

Teatro musical

Leandro Bellini e Marcus Brandão coordenam a Segunda Oficina de Teatro Musical Cesgranrio. As inscrições do curso começam hoje e a seleção acontecerá em maio. As aulas começarão em junho.

Você pode gostar
Comentários