Mais Lidas

Deputados do PT e juristas correm à OEA

A medida é estratégia do PT e do ex-presidente de internacionalizar sua ruína

Por Leandro Mazzini

Brasília - Deputados do PT e juristas alinhados com a oposição preparam a minuta do texto da petição-denúncia que será apresentada nos próximos dias à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. A alegação será a de que Lula foi condenado "sem provas".

A medida é estratégia do PT e do ex-presidente de internacionalizar sua ruína. Há dois anos, parlamentares petistas bateram às portas da OEA, sem êxito, quando denunciaram o "golpe" contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Histórico democrático

Quatro presidentes foram presos na História do Brasil: JK, Washington Luiz, Hermes da Fonseca e Arthur Bernardes, em tempos distintos. Nenhum deles por corrupção.

Termômetro

O PT convocou a militância e amigos do ex-presidente Lula para uma vigília neste fim de semana na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo.

Bar da Rosa

Lula vai sentir saudade do Bar da Rosa, ao lado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde fez os primeiros comícios na mesa. O estabelecimento existe desde os anos 60.

Primeiro comício?

Os mais otimistas petistas e advogados de Lula apontam que, se Cármen Lúcia pautar no STF a ADC 43, que pode derrubar a prisão em 2ª instância, Lula sai da cadeia este mês a tempo de discursar na grande festa da CUT no 1º de Maio em São Paulo.

Bomba eleitoral

Secretários gerais dos diretórios do PT estavam reunidos em Brasília na quinta, para discutir as estratégias para as eleições de 2018, quando chegou a informação da ordem de prisão de Lula. Alguns deixaram o auditório às lágrimas.

'Legado'

Dilma Rousseff assina a abertura do livro 'Legados para o futuro- Governos do PT', que a Fundação Perseu Abramo acaba de editar. Será lançado no 1º de maio. A edição foi coordenada por Aloysio Mercadante e Marcelo Zero.

Bronca rendeu

Lembram do desembargador do TJ SC Eduardo Gallo, acusado pelo advogado Felisberto Córdova de práticas nada republicanas? Está afastado e em investigação.

Bunker

Senadores simpatizantes do petista assistiram ao julgamento do habeas corpus de Lula pelo STF na noite de quarta na residência do senador Roberto Requião (MDB-PR). Foram ouvidas palavras de baixo calão após o voto da ministra Rosa Webber.

Ignorado

A filiação do ainda ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao MDB, foi ignorada pelos canais oficiais de comunicação do partido. Nenhuma menção ao ato no portal da legenda que mantém em destaque registro sobre a inauguração, pelo presidente Michel Temer, do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), em março.

Cerca legislativo

Autor de projeto (PL 9858/18) que tipifica crime de terrorismo ações de movimentos sociais, o deputado Rogério Marinho (RN) critica reações - em tom de ameaças - do MST à prisão do ex-presidente Lula: "É cada vez mais urgente enquadrar".

Derrota de Eike

O presidente Evo Morales, da Bolívia, entregou por US$ 396 milhões a obra da planta siderúrgica de Mutúm, cuja licença era de Eike Batista mas foi cassada pelo governo Hermano em 2012. A obra ficou com o Eximbank.

Silêncio hermano

Se Lula é um 'preso político', é de se estranhar que até agora os muy amigos e grandes aliados Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Raúl Castro (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela) ainda não anunciaram asilo político para o Barba.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários