Por

Os ministros do Supremo Tribunal Federal estão sob alta pressão para votar a Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) n° 43 que pede acolhimento do que diz a Carta Magna: prisão de condenado somente quando esgotados os recursos até a última instância. Começa a pesar na toga a 'jaboticaba' plantada pelo STF com o clamor popular e válido contra o sentimento de impunidade, ao determinar a prisão imediata de condenados em 2ª instância. Em paralelo, surgiu no Congresso a PEC para cravar na Constituição a prisão após 2ª instância, endossada por vários partidos. Balela, por ora. Com a intervenção federal no Rio, não pode avançar na pauta.

Script jurídico

O script que se vislumbra nos gabinetes advocatícios, políticos e judiciais indica que o ex-presidente Lula ficará pouco tempo preso. É questão de dias ou semanas a sua liberdade.

Roteiro pós-cela

Lula deixará a cela para os braços do povo, continuará a caravana, mas não disputará a eleição. Quer lançar Fernando Haddad com Manoela D'Ávila (PCdoB) na vice.

Mea culpa

Em resposta a grupo de WhatsApp do Patriota, o presidente Adilson Barroso confirmou que apresentou a ADC 43 ainda pelo PEN, há anos, a pedido do bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus como a Coluna revelou. Diz que a culpa é de um advogado que não destituiu Kakay, que agora usa a ADC para tentar soltar Lula.

Nova posição

Barroso chega a Brasília hoje para tentar contornar a situação e garante que ele é a favor da prisão em 1ª instância. Pode haver reviravolta no caso. Não há como retirar a ADC de pauta no STF, mas Kakay pode ser substituído por advogado do Patriota, que pretende indicar que o partido mudou de posição e quer enterrar a ação.

Carta ao povo

Os Correios vão fechar 700 agências próprias em todo o Brasil. Segundo a assessoria, a estatal passa "por profunda transformação", e emenda que a "nova proposta da empresa está voltada para uma readequação presencial nos municípios".

Ensaio da reforma

O Senado vai criar Conselho Permanente de Avaliação das Políticas Tributárias, vinculado à Comissão de Assuntos Econômicos. Terá representantes da Receita, estados, municípios e setor produtivo.

EXTRA: May Day!

Vazou áudio de conversa entre controlador de voo da torre do aeroporto de Congonhas dando recado para o piloto do avião da PF que levou Lula para Curitiba: "Leva e não traz nunca mais". O áudio é verdadeiro, confirmou a Força Aérea Brasileira à Coluna. Porém, a FAB crava que não foi o controlador quem citou a frase. Como o canal é aberto a outras aeronaves na pista e em voo no espaço aéreo local, pode ter vindo de outro piloto. A regra é a pessoa se identificar, o que não aconteceu.

Terra em transe

Uma ação de despejo que pode resultar em guerra sangrenta hoje em Caarapó (MS). A PM e PF vão cumprir ação para retirar da Terra Indígena Dourados Amambaipegu as tribos guarani-kaiowá. Fazendeiros exigem a posse. A Funai recorreu no STF, e ação dorme numa gaveta da ministra Cármen Lúcia desde 9 de março.

Memória

Ano passado, nesta mesma terra, houve batalha campal entre nativos e fazendeiros. Seis índios foram baleados, um morreu.

A todo gá$

A Gas Natural Serviços registrou crescimento de 100% na demanda de geração e cogeração de energia, que substituiu, por exemplo, aquecedores elétricos por geradores a gás. A economia com a cogeração pode chegar a 40%. Segundo a Abegás, o uso da cogeração no comércio cresceu 8% em 2017.

Mar sereno

O Rio Boat Show inova na Marina da Glória lançando o Programa de Certificação de selo ACOBAR/ABNT para embarcações de fibra de até 24 metros. Iniciativa da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos para aprimorar a segurança em padrão internacional.

Gretchen

Desrespeitosa e machista a capa da Veja Rio "O bumbum caiu, mas o cachê subiu" sobre Gretchen. Para quem não sabe, a despeito da fama com sua dança sensual, ela tem mestrado em Comunicação Social.

Homenagem

Criador do Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa receberá hoje homenagem da Orquestra Sinfônica da entidade pelos seus 76 anos. Incentivador de projetos culturais, o professor é o responsável pela aplicação de exames em todo o Brasil, como o Enem e Enad.

Você pode gostar
Comentários