Por Leandro Mazzini

Brasília - A despeito do enterro de sua campanha presidencial, dos processos no STF - agora réu com risco de ir ao camburão - e do abandono de aliados até no partido, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) insistirá na candidatura à reeleição. Ele aposta nos prefeitos e vereadores como cabos eleitorais.

O tucano investiu nessas classes políticas nos últimos anos, abrindo agenda para recebê-los semanalmente. E no comando do PSDB, por anos, incumbiu o principal aliado na Câmara Federal, o deputado Rodrigo de Castro, de comandar uma secretaria de vereadores nacional. Isso aproximou Aécio dos bairros nos mais de 800 municípios mineiros, com vereadores do PSDB e de partidos aliados.

Massa eleitoral

Aécio também aposta no contingente eleitoral. Minas é o segundo colégio eleitoral do País, perto de 16 milhões de eleitores aptos a votar.

Vendeta

Aécio terá trabalho se Dilma Rousseff se lançar pelo PT ao Senado em Minas, sua terra natal. Apesar de em baixa, Dilma não tem processos e terá a máquina do governo.

Cela Café

Ciro Gomes (PDT), Carlos Lupi e o candidato ao Senado Eduardo Suplicy (PT-SP) querem visitar Lula na cadeia esta semana. Aguardam autorização da PF.

'C.S.I' Fortaleza

Uma turma de primeira linha do FBI e da Interpol desembarca hoje em Fortaleza para o seminário "Perícia nos tempos de delação premiada", no encontro das Perícias de Engenharias da Polícia Federal. Entre os palestrantes, o adido do FBI no Brasil, David Brassanini, e o diretor de criminalística da Polícia de Los Angeles, Micah Anozie.

Lava Jato

Um dos palestrantes do evento será o chefe do Setor Técnico Científico da PF no Ceará, Helano Matos. Ele afirma que a análise feita pelos peritos criminais engenheiros tem sido fundamental para o avanço da Operação Lava Jato.

Vivas à ciência!

"A análise científica isenta permite aos juízes decisões técnicas e com embasamento material. Nos últimos anos, os peritos criminais desenvolveram novas técnicas e métodos que, agora, dão resultado efetivo em investigações como a Lava Jato", explica.

Picadeiro

Zé Celso Martinez reúne a trupe na quarta, em São Paulo, para performance contra a prisão de Lula no Teatro Oficina. O ex-ministro Bresser Pereira vai aparecer.

É cedo...

...mas desenham-se nas executivas em Brasília chapas como Joaquim Barbosa-Marina Silva; Ciro Gomes-Barbosa, e Henrique Meirelles-Flávio Rocha.

Ciro espera

Na quarta, Ciro Gomes (PDT) confidenciou a amigos num restaurante do Lago Sul, em Brasília, que espera Joaquim Barbosa (PSB) de seu vice. Quer encontrá-lo. A assessoria de Barbosa nega qualquer agenda entre ambos. Um grupo do PSB apoia a ideia.

Mérito na pista

Centenas de servidores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já endossaram em alguns estados o abaixo-assinado em que reivindicam ao governo o critério de meritocracia nas nomeações para direções do órgão, e não por apadrinhamento político.

Brasil na rota

Ami Pedahzur, diretor e professor do Instituto de Estudos de Israel, um dos maiores especialistas no mundo em terrorismo, vem palestrar em evento da Associação Brasileira de Shopping Centers. Sim, vai falar sobre o aumento da violência no Rio.

Na rota mesmo

O recrudescimento da violência em capitais - como Rio, Belém, Fortaleza - e a preocupação com facções aliadas na tríplice fronteira estão em pauta nas instituições de pesquisas no mundo. Semana passada, em Foz do Iguaçu, palestraram Douglas Farah e Vanessa Neuman, dois dos maiores especialistas dos EUA sobre o tema.

Papo de vice

Amigos desde os anos 70, o vice-governador do Rio, Francisco Dornelles, e o vice-prefeito Fernando Mac Dowell têm conversado muito. Expulso do PR por discordâncias pessoais e ideológicas com Anthony Garotinho, Dowell deve se filiar ao PP.

Leituras

A convite de Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini, o Espaço Cesgranrio no Salão Carioca do Livro, entre 17 e 20 de maio, terá a participação de Amir Haddad, Andréa Beltrão e do ator Armando Babaioff, que farão leituras da obra de Shakespeare.

Você pode gostar
Comentários