Por Leandro Mazzini

Brasil - Embora critiquem o aumento galopante dos combustíveis, deputados se esquivaram de aprovar propostas para conter a série de reajustes desencadeada após assinatura de decreto do presidente Michel Temer em julho de 2017. Há duas semanas, a Comissão de Finanças e Tributação rejeitou um Projeto de Decreto Legislativo que pretendia sustar o aumento de tributos sobre combustíveis.

Outra proposta (PDC 723/17), do deputado José Guimarães (PT-CE), que questiona o decreto de Temer, permanece parada há 9 meses na Comissão de Constituição e Justiça.

Pra povo ver

Ontem o presidente Temer, preocupado com os altos preços da gasolina, convocou os ministros da área econômica, como quem não sabe de nada, para saber o que já sabe.

Da bomba

Enquanto preços sobem - na refinaria, na distribuidora e na bomba - o Cade e a Polícia Federal seguram a investigação sobre a prática de cartel pelos postos de gasolina.

Turismo & Jogos

O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, trabalha para aprovação do projeto de lei que legaliza cassinos no Brasil, dentro de resorts. Não quer bingos na praça.

A conferir

A reaproximação se deve principalmente ao tímido desempenho dos dois pré-candidatos Geraldo Alckmin (SP) e Rodrigo Maia (RS) nas pesquisas. Os partidos já estão consultando os diretórios estaduais sobre a eventual aliança e composição de chapa.

O de sempre

Apesar de negarem publicamente qualquer aproximação, caciques do PSDB e DEM têm intensificado as conversas nos últimos dias para retomar a histórica aliança entre as legendas para a disputa presidencial.

Guerra tucana

'Alckmistas' desconfiam de que 'doristas' plantam notas na mídia para enfraquecer Geraldo Alckmin, enquanto João Dória é candidato a tudo; até a Papa, se pintar vaga.

Mais um

Indicado pelo líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), o engenheiro civil Weber Ciloni será sabatinado hoje pela Comissão de Serviços de Infraestrutura para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Loteamento

O loteamento político nas agências reguladoras continua a todo o vapor enquanto a Câmara analisa a passos lentos o projeto de lei 6621/2016 que propõe medidas para definir regras para a nomeação de cargos de direção. A proposta já passou pelo Senado e atualmente tramita em comissão especial de deputados.

Bate Pronto

Deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) responde à carta assinada por governadores contra a Restruturação da Eletrobras (PL 9463/18), projeto do qual o parlamentar é relator: "Isso nem é política, é politicagem".

Ninguém viu...

As comissões de relações exteriores da Câmara e do Senado não deram a mínima para o memorando da agência de inteligência americana (CIA) que confirmou que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou, a partir da posse em 1974, a execução de opositores do regime militares.

...ninguém ouviu

O assunto sequer foi mencionado pelos respectivos presidentes - deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e o senador Fernando Collor (PTC-AL) - e não houve requerimento de informações ou pedido de acesso aos documentos da CIA por parte de parlamentares.

Mídias sociais

O Senado promove na quinta-feira o seminário "O Legislativo e as Mídias Sociais" para discutir o uso e a influência das redes sociais sobre o trabalho legislativo e o cenário político eleitoral. Uma dos painéis, sobre fake news, será conduzido pela diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila.

Você pode gostar
Comentários