Por Leandro Mazzini

Brasília - A ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment mas manteve inéditos direitos políticos, está na berlinda. Já reconhece a próximos que não sabe se vai disputar a eleição.

Ao transferir o domicílio eleitoral de Porto Alegre para Belo Horizonte e iniciar tratativas para se lançar ao Senado, deixou o aliado governador Fernando Pimentel em passo de guerra com MDB e outros partidos, que articulam os nomes para a chapa ao Senado. Ao ser indagada por contato da Coluna sobre o impasse, Dilma respondeu no seu melhor estilo confuso: “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”.

Mensageira

Mais uma de Lula direta da cadeia: Dilma lerá mensagem do ex-presidente detento na próxima sexta, em ato em Contagem, na região metropolitana de BH.

Compasso de espera

Os caminhoneiros voltaram a se mobilizar em pontos estratégicos das capitais e rodovias. Sem a baixa de R$ 0,46 do litro diesel na bomba (!!), voltam a greve.

Democracia Social

O ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) encontrou-se com o vereador Eduardo Suplicy (PT) e acertaram para julho a realização de um seminário sobre a renda básica. Segundo o petista, o seminário terá especialistas e economistas de diferentes partidos.

Time plural

O escrete contará com Fernando Haddad (Fundação Perseu Abramo), Mangabeira Unger (Fundação Leonel Brizola), Tatiana Roque (Fundação Lauro Campos, do PSOL) e Ricardo Paes e Barros (ligado à Rede), além de nomes do Instituto Ayrton Senna. Acontecerá na sede da Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Soberania

O presidente do PDT, Carlos Lupi, lançará manifesto em defesa da Petrobras, pela soberania nacional – um dos pontos do programa do presidenciável Ciro Gomes. Mas vale lembrar que a petroleira é de capital aberto – o Governo detém 51%.

Rainha da boleia

Diferente dos colegas de bancada, a deputada Shéridan (PSDB-RR) não poupa elogios ao movimento grevista: “É uma paralisação digna: somos todos caminhoneiros”.

Despedida

Pedro Parente já frequentava mais o conselho da BRF, onde deve assumir a presidência do grupo, do que a petroleira. Por isso os dez membros do Conselho de Administração da Petrobras deixaram a última reunião do colegiado, na terça, com a impressão que se confirmaria na sexta: o pedido de demissão.

Bonde aéreo

O deputado Flaviano Melo (MDB-AC) avisa que não vai devolver aos cofres públicos o valor de R$ 38,6 mil do fretamento de um avião com recursos da verba indenizatória para transportar colegas do partido em visita a dez municípios do Acre.

Lupa neles!

O uso dos recursos foi revelado pela entidade Operação Política Supervisiona, que entregou abaixo-assinado à presidência da Câmara exigindo o ressarcimento.

Balaiada...

Em meio aos contratempos causados pela greve (suspensa) dos caminhoneiros, a Câmara Federal lança exposição sobre a História da Balaiada, revolta ocorrida no Maranhão e Piauí, entre 1838 e 1841, contra os grandes proprietários rurais da região.

...e Brasil, 2018

A mostra, no corredor de acesso ao Plenário, pode ser visita até o dia 18 de julho. “Descontentes com a miséria, a fome e os maus-tratos, pessoas de diferentes extratos sociais foram à luta contra injustiças sociais”. Bem pertinente.

Mundo atento

 

“A crise de desconfiança gera desinteresse pela política, mas isso não significa que a população está alheia ao que acontece no País”. A frase é de Gilles Lipovestky, cientista social francês, em entrevista ao informe do Conselho Federal de Administração. O pensador vem a Brasília abrir o Fórum de Gestão Pública do CFA, de quarta a sexta.

 

Barretão, 90

A Casa França-Brasil no Rio promoverá homenagem ao cineasta Luís Carlos Barreto pelos seus 90 de vida e 70 de carreira, em exposição de curadoria de Jesus Chediak.

 

Você pode gostar