Por Leandro Mazzini

Brasília - Um silencioso caos aéreo nos principais aeroportos do País pegou centenas de passageiros de surpresa desde a sexta-feira. A concordata da Avianca, que deixou alguns aviões no chão, somada à alta demanda do período pré-natalino e ao overbooking causado pela incompetência das aéreas piorou a situação desde sábado.

Um leitor da Coluna ficou dois dias em vaivém entre hotéis e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, tentando voltar para Brasília, enrolado pela Latam. Uma passageira que voaria do Rio para São Luís dia 23 já teve o voo alterado para 25 pela Gol. O movimento continuou intenso até ontem à noite.

Partidas & chegadas

No Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foram registrados atrasos de mais de seis horas em voos de partidas e chegadas da Latam e da Gol.

Moro

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem aproveitado encontros com parlamentares do Congresso para pedir apoio e contribuição para os projetos que apresentará à Câmara e ao Senado na área de segurança pública.

Processo Penal

Na última semana, o juiz recebeu o deputado João Campos (PRB-GO) e uma comitiva de policiais civis. Campos irá disputar a presidência da Câmara e foi o relator da reforma do Código de Processo Penal, projeto elogiado por Sérgio Moro.

Bom de voz

O general Floriano Peixoto, que será o n° 2 da Secom no Governo Bolsonaro, é bom de voz. Há meses, em passagem por Muriaé (MG), sua terra natal, soltou a voz num karaokê na festa e foi muito aplaudido.

Fake news

Especialistas em segurança de redes do Instituto Beta Internet e Democracia (Ibidem) e da ONG Safernet já identificaram, até o momento, centenas de perfis falsos que foram criados e usados durante a campanha eleitoral deste ano.

Marco Civil

Paulo Rená, do Ibidem, afirma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manteve praticamente "inerte" diante da enxurrada de fake news. Diz ainda que o Ministério Público, a Anatel e o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) não fiscalizam a neutralidade de rede, como determina o Marco Civil da Internet

DEM

Deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que será o líder da bancada a partir de 2019, defende votação de reformas estruturais e avanço de matérias essenciais para a segurança pública, "tema que o resultado das eleições mostrou ser muito importante".

Terrorismo

Avança na Câmara proposta que determina a expulsão de estrangeiro condenado pela Lei de Terrorismo (13.260/16). Texto do relator, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e segue para a Comissão de Segurança Pública.

Crimes

Bueno explica que, embora se possa argumentar que atos de terrorismo são crimes comuns, que dão causa à expulsão, "cabe aperfeiçoar a legislação vigente para evitar eventuais discussões jurídicas e incluir os atos de terrorismo expressamente na legislação atual".

Sou do Esporte

A tenista olímpica e hexacampeã beach tennis, Joana Cortez, irá assumir a diretoria institucional da Sou do Esporte, associação que atua com a governança e a transparência na administração dos recursos públicos aplicados ao esporte.

Mudança

A mudança ocorre porque a presidente e fundadora da entidade, a jornalista Fabiana Bentes, foi escolhida pelo governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, como secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Folia

Mestre Penha, fundador do bloco Simpatia é Quase Amor, e seu parceiro, Mestre Ary, serão homenageados em 2019 pelo Bloco Se Essa Rua Fosse Minha, que se apresentará sábado de carnaval, na Praça Sandro Moreira, no Flamengo (RJ).

Esplanadeira

Senado lançou novo site do projeto Orçamento Fácil, com animações que explicam a importância do orçamento público e como ele é elaborado no País: https://www12.senado.leg.br/orcamentofacil.

Você pode gostar
Comentários