A revelação do ex-PGR Rodrigo Janot de que entrou armado no Supremo Tribunal Federal com intuito de homicídio abriu os olhos de muitos congressistas para uma realidade nas dependências da Câmara e do Senado. Além dos mandatários, servidores com crachá e imprensa — e são milhares por dia — entram até nos plenários sem passar pela revista nos pórticos anti-metais. Em todos os acessos. Então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha causou revolta quando obrigou que todos os servidores e a imprensa passassem pela revista nos pórticos na entrada, provocando filas imensas.
Consequências
A medida caiu por pressão de entidades e parlamentares. A quem o questionava, Eduardo Cunha repetia: "Uma hora vai acontecer uma tragédia aqui dentro". Janot foi um aviso geral.
Coldre no cinto
Não será surpresa se alguns senadores e deputados revelarem que andam armados dentro dos plenários. E alguns deles portam armas sob o paletó. Apenas não dizem.
Olho na CPI
A família Bolsonaro tem informação de aliados de que a CPI das Fake News visa ao pedido de impeachment do presidente com denúncia de uso irregular na campanha.
Fator Maia
Por ora é só uma tese, mas um pedido de um grupo suprapartidário seria a primeira situação em que Bolsonaro ficaria nas mãos de Rodrigo Maia. E isso é valorosa moeda.
Aqui, nessa mesa de bar
Após receber agentes da PF em casa, em mandado de busca e apreensão expedido pelo STF, quando sua arma foi recolhida, Janot foi beber no fundo de um bar, numa mesa cativa que frequenta, ao lado de engradados de cerveja.
Pula, Damares
A ministra Damares Alves pularia de para-quedas este mês, na campanha Setembro Amarelo, contra o suicídio. Pensou melhor, um salto arriscado não seria apropriado. Mudou o salto para mês que vem, no Outubro Rosa, da prevenção ao câncer de mama.
Plin-plin
Com a proximidade dos donos do SBT e da Record de Jair Bolsonaro, a TV Globo procura um candidato a presidente para chamar de seu. O Plano A é Rodrigo Maia. O B? Luciano Huck.
OCDE no Brasil
Membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por 36 países, estão em Brasília para coletar informações sobre as projeções da economia brasileira em 2020. Visitam órgãos da área econômica do Governo para levantar dados que vão integrar o Economic Survey 2020.
Perspectivas
No último relatório, de 2018, a organização apontou que "o Brasil obteve grande progresso em seu quadro fiscal, incluindo o novo teto de gastos". Agora, as projeções estão direcionadas para as possíveis aprovações das reformas da Previdência e tributária pelo Congresso Nacional.
Canabidiol
O senador Girão (Podemos-CE) apresentou Projeto de Lei que obrigue o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer o canabidiol. Laboratórios já pediram autorização à Anvisa para produção no País.






