Por

A maioria da população é a favor do adiamento das eleições municipais de outubro para dezembro deste ano, por causa da pandemia do coronavírus, mostra sondagem nacional da Paraná Pesquisas encomendada pela Coluna. De acordo com o levantamento, 55,6% dos entrevistados são a favor da mudança de mês, e 37,8% são contra - 6,6% não souberam responder. No recorte por regiões, o Sul lidera o índice a favor da alteração da data, com 60,3% a favor (32,9% contra), seguido de Sudeste (56,4% sim, e 38% contra), Nordeste (53,5% sim, e 39,7% contra) e Norte/Centro-Oeste (52,5%, e 38,7% contra). A Paraná ouviu 2.364 cidadãos, acima de 16 anos, em 205 cidades de todos os Estados e DF, entre 25 a 27 de abril. A margem de erro é de 2%. Veja detalhes aqui.

Facada em Jair

Novo personagem na investigação da Polícia Federal sobre a facada no presidente Jair Bolsonaro. Chamado de 'Luciano Mergulhador', teve contato com Adélio Bispo antes do atentado, e depôs em Florianópolis anteontem. Adélio teria citado contato com Jean Wyllys.

Proteção

Os advogados de Luciano impetraram no Ministério dos Direitos Humanos requerimento para inclui-lo no programa de proteção à testemunha. E terá.

Violência cresce

Cresceram os números de homicídio doloso no Rio e São Paulo em março, em relação a fevereiro, conforme levantou a reportagem com dados oficiais das secretarias. Rio registrou 372 homicídios em março, contra 323 no mês anterior; SP contabilizou 210 em fevereiro e 285 mês passado.

Direção de risco

Já os "homicídios culposos de trânsito" caíram nos dois estados - pode-se levar em conta a significativa redução de tráfego na quarentena. No Rio, foram 145 em fevereiro e 126 em março. Em SP, números bem menores: 15 em março, contra 24 no mês anterior.

Tá explicado

O festival de anúncios precipitados de autoridades, sobre remédios milagrosos para cura do coronavírus, é resultado de fortes dosagens de lobby de diferentes laboratórios farmacêuticos com acessos ao presidente e ministros. Nenhum deles vingou, mas é mostra o apetite por bilhões de reais em contratos.

Caixa de entrada...

Em mensagem por e-mail a policiais e delegados, terça-feira, o delegado Alexandre Ramagem espalhou release com 9 parágrafos sobre seu currículo técnico, a fim de dissociar suas imagens à amizade com filhos de Bolsonaro. Pelo visto, o e-mail não chegou aos ministros do STF. Ou Alexandre Moraes deu de ombros.

... e Lixeira

A decisão do ministro Moraes de barrar a nomeação de Ramagem foi para lembrar que a PF não é polícia presidencial. É Polícia Judiciária do Estado brasileiro, não de governo. Independente do Palácio e independentemente de quem for o inquilino.

Palco montado..

Há lobby forte de senadores donos de hotéis e motéis na tentativa de aprovar projeto de lei que derruba cobrança de direitos autorais de músicas nos estabelecimentos, pagos por lei ao Ecad.

...e som na caixa

A turma do palco descobriu a tempo e faz pressão para derrubar o PL. Os músicos Nasi, do Ira!, Jota Quest, Caetano Veloso e Roberto Frejat, entre outros, subiram o tom e mobilizam boa bancada para barrar a maracutaia.

Bênçãos forçadas

A deputada federal Marília Arraes vai definir até domingo eventual chapa para disputar a Prefeitura do Recife. Foi rifada duas vezes, em campanhas anteriores, pelo próprio partido com aval de Lula da Silva - que este ano preferiu não se meter.

Acervo memorável

O ex-senador Heráclito Fortes passou no Restaurante Piantella ontem, que fechou de vez, e comprou dezenas de fotos históricas de autoria de Orlando Brito, molduradas pelo proprietário Roberto Peres, que adornavam as paredes.

Aliás..

..,o classudo e decano mobiliário está à venda a bons preços. Poltronas de couro verde-petróleo do bar, mesas redondas de centro e outras preciosidades.

 

Você pode gostar
Comentários