Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Juan Barreto/ AFP
Presidente da Venezuela, Nicolás MaduroJuan Barreto/ AFP
Por O Dia
Brasília - O presidente do Sescon/SP, Reynaldo Lima Jr., avalia que as PECs 45 e 110 causam um desequilíbrio entre os setores da Economia, elevando a carga tributária de maneira expressiva para os prestadores de serviços e para as micro e pequenas empresas. “Não podemos tratar apenas da unificação de tributos, mas se faz necessário analisarmos a especificidade de cada setor produtivo”, explica. Ele chama atenção para o projeto “Simplifica Já” que não propõe reformas tributárias (criação de novos tributos e
extinção de outros), mas foca na simplificação de obrigações acessórias, de benefícios fiscais, de combate à guerra fiscal do ICMS: “Trata-se de uma visão isonômica, onde não haverá desequilíbrio de setores econômicos”.
Denúncia
A minuta circula entre procuradores. Uma associação independente e membros do MP protocolaram no dia 24 denúncia contra o STF na Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Publicidade
Alvo
Os procuradores querem que a Corte questione o ministro Alexandre de Moraes, que comanda o inquérito “extrapolicial”, por cerceamento da liberdade de expressão e pela prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio, que foi prorrogada. A defesa alega que não teve ainda acesso aos autos do inquérito.
2020 continua...
Cenário está assim para prefeitos: quem não decretar reabertura de comércio e serviços, perde a reeleição (ou seu candidato perde). Quem decretar, também perde.
Publicidade
Piauí cresceu!
O Piauí aumentou seu território no mapa do Brasil. Isso mesmo. O IBGE reconheceu uma extensão de 140 km quadrados (14 mil hectares) que estavam há décadas sob posse do Tocantins, por erro das autoridades. O caso, aliás, já passou pelo STF. A região da Chapada das Mangabeiras, nascente do rio Parnaíba, volta para o estado nordestino.

Corona.jus
A posse do novo presidente do TJ de Minas hoje, Gilson Lemes, tem presença confirmada de 70 togados e outros 150 convidados. Numa Belo Horizonte que luta pelo confinamento e sem leitos de UTIs suficientes. Segundo o TJ, a posse será restrita, com todos os protocolos sanitários. Tá bom...
Caos 2020
Quando o mundo pensa que pandemia já é suficiente para ano ruim, um ato nos lembra que pode piorar: o ditador civil da Venezuela, Nicolás Maduro (foto) – que prende opositores e jornalistas, e banca milícias – continua no cargo e expulsou um diplomata europeu.
Publicidade
Povo paga
Sem apoio do poder público, associação da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, tem recebido doações para manter ambulâncias que fazem atendimento a moradores.
Novo mundo (jurídico)
A OAB nacional reuniu um time de peso para o seu ‘I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia’, de 27 a 31 de julho. Até ontem, foram confirmados como palestrantes sete ministros do STF, todos os ministros titulares do STJ, dois do TSE, uma penca de desembargadores e advogados conhecidos.
Publicidade
Do cais
O Cade informa que o procurador-chefe, Walter Agra, na sessão do dia 17 de junho, limitou-se a emitir parecer a respeito do caso Marimex, que rifou a Embraport em Santos na cobrança de taxas. “A posição apresentada durante o julgamento é a mesma que tem sido adotada há mais de uma década pelo Tribunal e pela Procuradoria”.
Do cais 2
Agra, como citamos ontem, já atuou como advogado em banca que trata de de processos aduaneiros, e garante que está afastado, e que o escritório não atuou nos últimos cinco anos em ações envolvendo qualquer empresa.
Publicidade
Olho no Palácio
Quem está trabalhando na surdina para que as eleições para prefeitos sejam prorrogadas para 2022 é o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, do PL. Ele deseja ser o governador de Pernambuco sem ter que passar por uma candidatura a reeleição no município. Para isso quer o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que mantém conversas com o seu irmão, o deputado federal André Ferreira (PSC).

Esplanadeira
# Supermercado Now estreia sua operação em Campinas, em parceria com as redes Makro e Paulistão.
# Dados do aplicativo Ensina by FS mostram cadastro de 800 usuários. Curso mais procurado é o Inglês para Atendimento.
Publicidade
# Universidade Federal de Pelotas lança concurso para professor.