Por O Dia

O juiz federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro, pediu que a Justiça do Paraguai notifique o ex-presidente Horácio Cartes e outros sete aliados hermanos, para que prestem depoimento na operação Lava Jato, no processo que resultou na prisão do doleiro Dario Messer - muy amigo de Cartes. Mas ninguém no país sabe o paradeiro do ex-chefe da nação que, aliás, já teve mandado de prisão pedido pelo juiz brasileiro. A ordem, porém, foi cassada por decisão do ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça. Para o Ministério Público Federal, Cartes é peça importante na lavagem de dinheiro de Messer.

Fumaça

Cartes não é só político. É dono da maior indústria de cigarros do país, a Tabesa - suspeita de vender para contrabandistas que trazem produtos de má qualidade para cá.

Nova pauta

O jornalista Oswaldo Eustáquio, que deixou a prisão, alvo do ministro Alexandre de Moraes (STF), filiou-se ao PTB e vai disputar eleição para senador pelo Paraná.

Gringolândia

O Senado deu passo arriscado para a soberania nacional. Mesmo sem dados concretos em mãos da União - o levantamento é muito difícil junto a cartórios de todo o Brasil - as Comissões de Assuntos Econômicos e de Agricultura aprovaram ontem projeto que facilita a aquisição de terras por pessoas e empresas estrangeiras. O PL 2.963/2019, do senador Irajá (PSD-TO), regulamenta o Artigo 190 da Constituição e seguiu para a CCJ.

Container lotado

Só para um exemplo, muitas terras de plantações no chamado cinturão MATOPIBA - que abrange estados do Nordeste e Norte, além de terras do Centro-Oeste — já são de propriedades de americanos, chineses e russos, que veem o Brasil como celeiro indispensável para seu consumo interno futuro. A produção ali é para exportação.

Fazenda$

Os congressistas sabem onde pisam. Por pautas nem sempre ortodoxas, promovem excursões (chamam de missões oficiais) com empresários estrangeiros a estas terras, e indicam parcerias com produtores locais e também vendas de extensas fazendas.

Correria

Nenhum dos 33 partidos tem plano para as convenções partidárias virtuais que o TSE espera das legendas. A escolha dos candidatos será de 31 de agosto a 16 de setembro.

Proteção

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) apresentou PL para tipificar como hediondos os crimes cometidos contra o Sistema Único de Saúde.

Lixo 1

A Sabesp fechou contrato para tratar resíduos sólidos da Prefeitura de Diadema durante 40 anos. A prestação de serviço não passou por licitação e ocorre justamente quando o PL do saneamento básico, aprovado no Congresso, aguarda sanção do presidente.

Lixo 2

A demanda do setor é para que o artigo 20 do Projeto de Lei seja vetado - desta forma, as administrações públicas continuam obrigadas a licitar todos os contratos de prestação de serviço para limpeza urbana e tratamento de resíduos.

Bondade no curral

Baixou o Espírito Santo na direção da enrolada e bilionária JBS. Lançou a campanha "Fazer o Bem Faz Bem - Alimentando o Mundo com Solidariedade", e entregou ontem 19,5 toneladas de alimentos à Igreja Batista Livre Acesso e à Grande Loja Maçônica do DF, para doações a pessoas carentes.

Vida mansa

Aliás, quando não em seu apartamento em Manhattan, Joesley Batista, o cabeça dos irmãos no grupo, é visto pisando nas areias da praia de Itapororoca em Trancoso.

 

BATEU SAUDADE
Roberto Jeferson
Roberto JefersonWilson Pedrosa/Estadão Conteúdo
Publicidade
Roberto Jefferson, 'dono' do partido, convidou Jair Bolsonaro a voltar para o PTB. A conversa foi na noite de terça-feira por telefone.
Publicidade
ESPLANADEIRA
Rio Ecoesporte em parceria com hotel Wyndham Rio Barra oferece práticas de exercícios gratuitas no mês de julho.
Publicidade
Aspen Pharma registra aumento de quase 60% nas vendas do fitoterápico Calman (combate ansiedade e insônia).
O partido-movimento Podemos comemora 3 anos de existência.
Publicidade
Aline Galeote lança o romance 'Até o Último Amanhecer'.
Carlos Terceiro, CEO da Mobills, dá dicas para uso do FGTS Emergencial.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários