O encontro ocorreu em 2013Reprodução/Instagram/Vatican Media

A cantora Fafá de Belém foi a única cantora do mundo a ser convidada para se apresentar a três papas diferentes: João Paulo II (1920-2005), Bento XVI (1927-2022) e Francisco (1936-2025) e guarda todos os detalhes na memória até os dias atuais. Em entrevista ao iG, a artista falou sobre o dia em que cantou para o último líder da igreja católica e caracterizou o momento como algo mágico. 
Durante uma entrevista, Fafá de Belém enalteceu a forma simples e acessível com que o Papa Francisco se apresenta ao mundo. "É um de nós, é o Papa que não tinha qualquer problema em se misturar às multidões", disse a artista.

A cantora relembrou sua emoção ao ser chamada pelo Vaticano pela terceira vez, por meio do cardeal Dom Orani Tempesta. "Quando fui convidada mais uma vez pelo Vaticano, fiquei muito preocupada. E Dom Orani também! Ele me disse: 'Fafá, controle-se'. E eu: 'Vou ter que controlar o Papa?' Quem sabia que o Papa Francisco podia fazer o que ele fez? Que ele sairia do papamóvel e andaria no meio da multidão? Ele usou essa graça muito especial. É uma pessoa muito especial, muito amiga, muito querida", explicou a cantora.

Fafá ainda contou que viveu um momento inesquecível durante o encontro com o Santo Padre: "E, de repente, subi a escadaria, passei pela procissão do Círio toda... Fiquei muito comovida, muito tomada. Meu sapato entrava no tapete, porque o carpete estava muito molhado. A capa era pesada, o vestido também, mas nada disso teve qualquer peso, qualquer importância".

Ela concluiu seu relato descrevendo a energia única que sentiu ao se aproximar do pontífice. "Existia como se fosse uma barreira de luz, uma frequência vibratória tão poderosa. Atrás dela, aquele homem, absolutamente um de nós. [...] A doce autoridade. A doçura com autoridade de ser o papa, mas um anjo de tudo", completou Fafá de Belém.