Julia foi presa durante a Operação Falsa PortabilidadeReprodução/Instagram

Julia Garcia Domingues, uma das filhas do falecido cantor Mr. Catra, foi presa pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na última quarta-feira (9), sob suspeita de envolvimento em golpes contra aposentados e pensionistas. A prisão aconteceu durante a Operação Falsa Portabilidade, que tem como foco um esquema de fraudes relacionadas a empréstimos consignados. Além da jovem de 28 anos, outras seis pessoas foram detidas. Os agentes ainda estão em fase de cumprimento de mandados nos estados do Acre, Minas Gerais e Santa Catarina.

Segundo os investigadores, a quadrilha movimentou aproximadamente R$ 5 milhões nos últimos anos.
A estratégia dos suspeitos era aplicar os golpes em aposentados e pensionistas. Disfarçados de consultores financeiros, eles persuadiam as vítimas a contratar novos empréstimos, sob a falsa promessa de quitar pendências anteriores.

Para atrair os alvos, ofereciam condições supostamente vantajosas, como redução nos juros e prazos de pagamento mais longos. No entanto, a realidade era diferente: o novo contrato apenas agravava o endividamento dos clientes, enquanto os criminosos ficavam com todo o valor obtido no segundo contrato.

As investigações indicam que o grupo agia de forma estruturada, com funções bem definidas, desde o primeiro contato até o processo de fraude bancária e o ocultamento do dinheiro. Ainda conforme as informações divulgadas pela polícia, Julia Garcia cedia suas contas bancárias para receber os depósitos realizados pelas instituições financeiras em nome das vítimas.
Além disso, o grupo forjava documentos para garantir a liberação dos créditos. Em um dos casos identificados, uma única vítima sofreu um prejuízo de R$ 400 mil.