Alguns beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem ter se deparado com descontos indevidos em sua conta bancária. A boa notícia é que, ao identificar que está acontecendo algum desconto irregular, há a possibilidade de fazer o cancelamento de forma facilitada, sem sair de casa. Esses descontos são golpes aplicados nos beneficiários e, geralmente, estão associados a empréstimo consignado. Contudo, o beneficiário nunca os contratou e foi má-fé das instituições financeiras. Por conta disso, sempre fique de olho no extrato bancário. Em seguida, vou te explicar como é possível cancelar esses descontos.
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito comum entre os beneficiários do INSS, pois é a mais barata por conta de seu desconto direto em conta. Entretanto, há alguns relatos de beneficiários que sofreram descontos indevidos. Ou seja, se depararam com cobranças de parcelas de empréstimos que nunca contrataram.
Caso aconteça com você, tem alguns passos que você pode seguir para pedir o cancelamento. No extrato de pagamentos, ao lado da seção de descontos, você encontrará o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da organização. Basta realizar uma chamada e registrar a reclamação, solicitando o cancelamento.
Outra forma de cancelar é acessar o aplicativo ou site Meu INSS e escolher a opção: "Remover taxa associativa". Ou ainda ligar para a central 135. Além disso, é importante registrar a sua reclamação no Portal do Consumidor. A instituição financeira deve devolver os valores descontados. Mas se houve depósito de algum valor em sua conta, correspondente a um consignado, você não poderá usá-lo. Caso contrário, fica entendido que você concorda com aquele depósito. Ou se usar algum valor sem perceber, também terá que devolver.
Mas você deve estar se perguntando como é possível que ocorra empréstimo sem que a pessoa tenha solicitado. Nesse caso, pode ser que houve vazamento de dados que possibilitou que os golpistas tivessem acesso às informações. Por conta disso, as denúncias são muito importantes e os beneficiários devem ficar atentos sempre ao seu extrato de pagamento beneficiário. Outra dica é solicitar o bloqueio do benefício para empréstimo consignado pelo Meu INSS. Dessa forma, não será possível contratar em seu nome.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube, João Financeira, e meu perfil no Instagram, @joaofinanceiraoficial.