Nós, cristãos, damos frequentemente por certa a realidade de sermos filhos de Deus. Mas é sempre bom recordar com gratidão o momento em que nos tornamos tais, o do nosso Batismo, para viver com maior consciência o grande dom recebido.
O verbo grego "batizar" significa "imergir". O banho com a água é um rito comum em várias crenças para exprimir a passagem de uma condição para outra, sinal de purificação para um novo início. Mas para nós cristãos não deve passar despercebido que, se é o corpo a ser imergido na água, é a alma que é imersa em Cristo para receber o perdão do pecado e resplandecer de luz.
Em virtude do Espírito Santo, o Batismo nos imerge na morte e ressurreição do Senhor, afogando na pia batismal o homem velho, dominado pelo pecado que separa de Deus, e fazendo com que nasça o homem novo, recriado em Jesus. Ou seja, o Batismo é um renascimento.
Imergindo-nos em Cristo, o Batismo nos torna também membros do seu Corpo, que é a Igreja, e participamos da sua missão no mundo. Nós batizados não estamos isolados. O Batismo permite que Cristo viva em nós e nós vivamos unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição, para a transformação do mundo.
Ninguém merece o Batismo, que é sempre dom gratuito para todos. Mas como acontece com uma semente cheia de vida, este dom ganha raízes e dá fruto em um terreno alimentado pela fé.
Quem recebeu o Batismo e é cristificado assemelha-se a Cristo, transforma-se em Cristo, tornando-se outro Cristo.
Padre Omar