Arte coluna Padre Omar 12 abril 2025Arte Paulo Márcio

Há 525 anos, nas areias da Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, foi celebrada a primeira Missa em solo brasileiro. Presidida pelo Frei Henrique de Coimbra, naquele 26 de abril de 1500, a Eucaristia marcou não apenas o início da presença cristã no Brasil, mas também o primeiro grande encontro entre culturas: os recém-chegados portugueses e os povos originários desta terra.
Para celebrar este marco histórico, cultural e espiritual, o movimento Brasil com Fé organizou um gesto simbólico e profundamente significativo: a peregrinação da cruz original da Primeira Missa, atualmente preservada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal. O símbolo sagrado inicia a sua jornada em Portugal e passará por 5 estados brasileiros e o Distrito Federal, levando uma mensagem de fé, unidade e esperança.
A Primeira Missa no Brasil não foi apenas um rito litúrgico. Foi o primeiro grande evento em nosso país, um encontro entre culturas, entre mundos distintos, entre a fé cristã e os povos originários. Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança, a Peregrinação da Cruz une o passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual.
A cruz transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Mais do que uma homenagem ao passado, essa peregrinação é um chamado para o presente. Em tempos de desafios e incertezas, a cruz — que um dia foi fincada na chamada Terra de Santa Cruz — retorna ao Brasil como sinal de bênção, de reconciliação e de renovação espiritual para todo o povo brasileiro.