Materiais apreendidos pela Seop neste ano somam mais de 328 facas e 337 objetos perfurocortantes, incluindo bastões, ferros, espadas artesanais, chaves de fenda e outrosDivulgação
Atendimento a pessoas em situação de rua na Zona Sul resultam na apreensão de 328 facas
Ações conjuntas da Ordem Pública com Assistência Social recolheram mais de 2 mil objetos
As ações conjuntas das secretarias de Ordem Pública e de Assistência Social já apreenderam 328 facas neste ano — isso, somente na Zona Sul do Rio. No total, foram recolhidos mais de 2 mil itens, que incluem 337 objetos perfurocortantes — incluindo bastões, ferros, espadas artesanais, chaves de fenda e itens improvisados —, além de 635 materiais para o uso de drogas e 988 objetos diversos.
“A Seop, junto a Secretaria de Assistência Social, vêm fazendo diariamente as operações de ordenamento urbano para manter a ordem da cidade, a segurança da população e para oferecer uma oportunidade de mudança para aquelas pessoas que estão em situação de rua. O trabalho não vai parar! É realizado dia e noite e não vamos permitir que o espaço público seja ocupado de forma desordenada e irregularmente", diz o chefe da Seop, Brenno Carnevale. A pasta afirma ainda ter tirado de circulação mais de 5 mil itens, incluindo nove simulacros de arma de fogo, desde o início da operação, em julho do ano passado.
Pelo lado da Assistência Social, é oferecido o acolhimento. Ao todo, 14.679 pessoas foram abordadas, das quais 8.246 aceitaram o encaminhamento a equipamentos da prefeitura. As ações têm como foco áreas de concentração de pessoas em situação de rua e de consumo de drogas, principalmente no Centro, Tijuca, Zona Norte e Zona Sul.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.