Na Câmara de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, nenhuma mulher foi eleita em 2020Reprodução/Facebook Câmara Municipal de Nova Iguaçu

Os municípios de Nova Iguaçu, Japeri e Nilópolis não elegeram nenhuma mulher em 2020. Em São João de Meriti, das 21 vagas em disputa somente uma venceu. Em Belford Roxo, das 25, duas conquistaram um assento no parlamento. Para o especialista eleitoral, advogado Carlos Frota, “essa é a continuidade de uma luta das mulheres que começou com condições dignas de emprego, depois educação, voto e agora por mais espaços nas esferas de poder”. Vale lembra que um projeto de lei do senador Coronel Angelo (PSD-BA), aprovado no Senado, que prevê inicialmente 15% com aumento de até 30% em 2038 das vagas nas Câmaras de Vereadores e Assembleias para mulheres, segue parado na Câmara dos Deputados desde 2021. O impacto da lei nos municípios seria muito grande, já que no Brasil cerca de 900 cidades não possuem uma mulher parlamentar.
Nepotismo em placas

Prefeito de Piraí havia inaugurado sala de vacinação com nome da primeira-dama.Reprodução/Instagram

Prefeito de Piraí, Ricardo Campos Passos inaugurou há poucos dias uma sala de vacinação com o nome da primeira-dama do município, Dilma Rodrigues Campos Passos. A população da cidade ficou em polvorosa com a homenagem e a placa foi removida pouco tempo depois por causa das críticas. Só esqueceram de avisar à filha do casal, que publicou a foto nas redes sociais. E, como se sabe, "o print é eterno".
Procedimentos formais na Cedae
Num balanço da semana, o ex-presidente da Cedae Wagner Victer falou sobre a estação de tratamento do Guandu, que teve a produção de água parada. "Dessa vez, ao contrário da geosmina, a empresa seguiu os procedimentos formais operacionais que criei na minha gestão e isso foi uma ação positiva da atual gestão".
Procuradoria Geral procura...
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro abre, a partir de hoje (1º), inscrições para concurso para estagiário de Direito na capital, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Quem conseguir a vaga de quatro horas diárias vai receber bolsa de R$ 1.288, além de auxílio-transporte. Há cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência.
PICADINHO
Casas Pedro lança sua primeira linha de temperos assinada por um chef cinco estrelas. Rafa Costa e Silva é ex-jurado do programa "Mestre do Sabor" e chef do Lasai.

Em parceria com o Hemorio, o Américas Shopping promove, hoje (1º), das 10h às 15h, nova edição da campanha de doação de sangue.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclass gratuita com maestro chileno Victor Hugo Toro. Inscrições estão abertas até hoje (1º) e o público poderá assistir à aula no dia 6 de setembro.