A investigação do Ministério Público sobre funcionários da Câmara de Vereadores do Rio, com salários de até R$ 20 mil por mês, que não assinam folha de ponto e nem registram suas atividades no Poder Legislativo, está longe de terminar. O MP informou que "os inquéritos civis instaurados no âmbito das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital estão em regular trâmite, com diligências em andamento, e sob sigilo preservado, em observância às leis que disciplinam a temática". Após denúncias, a Câmara também tomou medidas que pretendem ser saneadoras, como a Lei 8.058/2023,que cria uma Corregedoria. O órgão terá a participação de um procurador da Casa e vai ser responsável por sindicâncias relacionadas a denúncias contra servidores.
"Aborto" no cinema e no STF

Luciana Boiteux realiza debate sobre abortoEduardo Barreto / Câmara Municipal do Rio

A vereadora Luciana Boiteux (Psol) é uma das advogadas da ação que tramita no STF sobre a descriminalização do aborto. Enquanto a votação dos ministros é uma incógnita no assunto, a parlamentar não perde tempo: vai realizar um cine-debate com a exibição gratuita do documentário “Verde-Esperanza: aborto legal na América Latina”, de Maria Lutterbach (2023), no Centro Cultural Justiça Federal, hoje (13), às 18h. Após o filme, haverá um debate com a presença da diretora e de lideranças feministas.
Ceperj entregue às traças
O economista da FGV Luiz Schymura alerta que a falta de recursos financeiros tem atrasado pesquisas do IBGE, que tem sede no Rio, como a do orçamento familiar. Ele propõe a criação de um sistema nacional de informações estatísticas, integrando as diversas bases de dados do governo federal. O que dizer da Fundação Ceperj (IBGE estadual)? O órgão não tem nos seus quadros nem estatístico, e nem um único economista.
Cidadania: Identidade para todos
O Detran.RJ realiza sábado (16) um mutirão de identificação civil em todos os postos do estado. A intenção é fornecer identidade legal para quem ainda não tem e reduzir o número de pessoas que não possuem o documento. Os interessados precisam agendar o atendimento no site do departamento ou no teleatendimento e se dirigir aos postos no sábado, entre 8h e 16h, com a certidão de nascimento e o CPF.
PICADINHO
Presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz vai mediar roda de conversa “Arte, artistas e suas práticas contemporâneas”, amanhã (14), com entrada franca. Encontro faz parte da exposição “Em Torno dos 80”, em cartaz no complexo cultural, em homenagem ao artista Luiz Aquila.

Presidente da Fundação Leão XIII, assistente social Luciana Calaça recebe Medalha Pedro Ernesto, na Câmara de Vereadores do Rio, sexta (15), às 18h.
Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador lança ebook 'Fundo de Garantia - 57 de anos de ganhos e perdas', hoje.