Em média, de 500 a 600 papeleiras são furtadas ou vandalizadas todo mês no RioDivulgação

Nos últimos 40 dias, a coluna denunciou o aumento de casos de vândalos em todo o estado, principalmente na capital. Na segunda-feira (13), o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, informou que "o furto e vandalismo de papeleiras causa imensos prejuízos aos cofres públicos da cidade. Cerca de 45 mil recipientes plásticos foram instalados, as chamadas papeleiras. Em média, de 500 a 600 unidades são furtadas/vandalizadas por mês, ou cerca de 6.000 por ano. São registrados casos de vandalismo e furto em toda a cidade, do Leblon a Santa Cruz. O prejuízo aos cofres públicos chega a cerca de R $1.000.000,00 a cada ano". A Supervia, que é a responsável pelos trens, é sabotada diariamente. O furto de assentos tira de circulação 18 composições semestralmente e traz gastos na reposição. Só na estação do Maracanã, este ano, o vandalismo trouxe prejuízo de mais de R$ 1 milhão.
O calor não espera

Boiteux quer reunião para tratar da infraestrutura de escolas.Eduardo Barreto / Câmara Municipal do Rio

Com o alerta de calor sufocante, a climatização das escolas volta para a pauta das casas legislativas. Mas no município do Rio de Janeiro, onde a temperatura está em torno de 40 graus, a Comissão de Educação não se reúne desde junho. A vereadora Luciana Boiteux (Psol), membra da comissão, vem pedindo a realização de reunião para tratar dos vários problemas da rede pública de ensino, inclusive de infraestrutura, mas o presidente Marcio Santos (PTB) decidiu fazer a convocação só para o dia 4 de dezembro. Boiteux cansou de esperar e ela própria está fazendo relatórios sobre as escolas que vem visitando para propor soluções.
Saiu pagamento Segurança Presente
A UERJ está efetuando o pagamento dos meses de setembro e outubro dos extensionistas do Laboratório de Estudos de Abordagem de Proximidade (Labeprox), antigo programa Segurança Presente, até a próxima terça-feira (21). O atraso se deu por decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que foi revogada na semana passada.
Ministro da agricultura familiar
Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira estará no Rio nas próximas segunda e terça-feira para debater agroecologia e agricultura familiar. Ele participará do Congresso Brasileiro de Agroecologia, maior evento do tema no Brasil, e também da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul, como anfitrião do encontro. Paulo Teixeira deve ainda encontrar líderes de movimentos sociais, além de receber parlamentares e lideranças do Mercosul.
PICADINHO
Alunos do curso de teatro da Associação Sociocultural Semearte da Rocinha participam amanhã (18), no Cine Estação Botafogo, da segunda etapa do projeto de conscientização sobre suicídio entre jovens, promovido pela Clínica Jorge Jaber.
Espaço Cultural Correios Niterói recebe BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, amanhã (18), com o tema "Arte, Vida e Sustentabilidade".
O humor da Atlântida cinematográfica está de volta em musical divertido, que estreia domingo (19), às 19h, no Teatro Dulcina, com texto de Ana Velloso e Vera Novello, direção de Ana Velloso e Édio Nunes e direção musical de Ricardo Rente.