Jorge ArraesDivulgação

Secretário municipal de Coordenação Governamental do Rio de Janeiro, Jorge Arraes já ocupou outros cargos na Prefeitura, como Presidente da CDURP (atual CCPAR), Secretário Especial de Concessões e PPPs e também de Infraestrutura. Ele foi responsável pela implantação de importantes projetos para cidade do Rio, como Porto Maravilha, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Parque Olímpico da Barra. Em entrevista à coluna, Arraes falou sobre o que poderá ser feito para ligar os aeroportos Santos Dumont e Galeão. "Podemos agilizar o deslocamento com ônibus expresso saindo do Terminal Gentileza; ônibus, tipo frescão, saindo da Barra e da Zona Sul, e também a ligação aquaviária entre os dois aeroportos", explicou.
O DIA: Secretário, o que falta sair do papel do tão prometido legado olímpico?
JORGE ARRAES: As arenas já foram desmontadas, deixando a área do Parque Olímpico livre para a conclusão das obras do Parque Rita Lee. Será mais uma grande área de lazer para a população carioca. Além disso, cinco escolas estão na reta final para serem entregues. Quatro delas com o aproveitamento do breeze (fachada das arenas), divisórias, louças, entre outros. E a Arena Carioca 3, que recebeu as competições de taekwondo, esgrima e judô paralímpico nos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi construída para ser transformada em escola, o GEO Isabel Salgado. O Velódromo, que abrigará o Museu Olímpico está com as obras em estágio avançado. As estruturas metálicas do IBC (Centro Internacional de Transmissão) estão sendo utilizadas no Terminal Gentileza.
Qual é a programação de compra de ônibus para uso nos BRTs? Quando as novas composições vão rodar?
Já realizamos uma grande compra de articulados, os novos amarelinhos. Eles já podem ser vistos nos corredores Transcarioca e Transolímpica. Ainda esse ano já estarão em circulação na Transoeste. E a partir de 2024, um total de 600 novos articulados circulando em todas as Trans.
O que vai mudar com a conclusão do Terminal Gentileza (perto da Rodoviária) e quando ele será entregue para a população?
O Terminal Gentileza é um novo marco para a entrada da cidade com um grande intermodal por onde passarão 150 mil pessoas/dia. Ele fará a integração do BRT Transbrasil com outros modais. O início da operação da Transbrasil ocorrerá em janeiro. Quem vier do terminal Deodoro e for para o centro, por exemplo, poderá descer no terminal Gentileza e pegar o VLT ou ônibus alimentadores. Tudo interligado, com mais agilidade e comodidade.
Os moradores da zona sul ficaram muito assustados com as concessões para obras no Jardim de Alah. O que vem por aí?
A concessão vai dar novos ares àquela região nobre da cidade, sempre pensando e respeitando as questões ambientais e de patrimônio histórico. O consórcio vai investir mais de R$ 110 milhões em melhorias no espaço e R$ 20 milhões por ano em manutenção, ao longo de 35 anos. Teremos quadras poliesportivas, ginásio multiuso, mais área verde, espaço para crianças, mesas de jogos, área para terceira idade. Além da mobilidade com três novas passagens de pedestres interligando os dois lados do canal.
O aquaviário na Barra é para valer?
Já publicamos a licitação. É uma nova fase do transporte público. Ao todo serão 16 linhas que vão transportar cerca de 90 mil passageiros por dia, desafogando o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna. A ideia é começar pelo acesso da estação de metrô Jardim Oceânico até Rio das Pedras e ampliar gradualmente. Tudo é pensado com integração e inclusão no novo sistema de bilhetagem da cidade.
Que tipo de ligação pode ser feita entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão?
Estamos realizando um estudo para implementar ligações entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão. Podemos agilizar o deslocamento com ônibus expresso saindo do Terminal Gentileza; ônibus, tipo frescão, saindo da Barra e da Zona Sul, e também a ligação aquaviária entre os dois aeroportos.
Qual é a ideia da extensão do Porto Maravilha até São Cristóvão?
A ideia é ampliar a Operação Urbana Consorciada do Porto para o bairro de São Cristóvão, trazendo mais desenvolvimento, infraestrutura e mobilidade para esse tradicional bairro da cidade.