Segundo dados do IBGE, a população da cidade do Rio de Janeiro ultrapassou 6 milhões em 2025Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

Em 1993, Marcello Alencar se filiou ao PSDB e um ano depois venceu o pleito para governador derrotando Anthony Garotinho, que era mais forte no interior do estado. A estratégia de concentrar forças na capital e na área metropolitana deu certo, onde a gestão era bem avaliada. O censo do IBGE divulgado este ano apresenta algumas mudanças importantes diante das necessidades de um Rio de Janeiro mais populoso e agudos problemas sociais. Entre os 10 municípios mais populosos estão: Rio de Janeiro – 6.730.729 habitantes; São Gonçalo – 960.196; Duque de Caxias – 866.225; Nova Iguaçu – 843.220; Campos dos Goytacazes – 519.259; Belford Roxo – 518.384; Niterói – 516.787; São João de Meriti – 466.503; Petrópolis – 294.926 e Volta Redonda – 279.971. O estado de 1994 rigorosamente não é o mesmo que existirá em 2026, mas nem por isso podemos subestimar o eleitorado da capital e da área metropolitana. Olho vivo na Baixada.
Castro propõe mudanças no Fundo Orçamentário Temporário

Mudanças propostas por governador decorrem de Reforma TributáriaÉrica Martin / Agência O Dia

O governador Cláudio Castro enviou à Alerj projeto aumentando o percentual que empresas com incentivos fiscais de ICMS devem depositar no fundo, passando para 90% em 2032. Companhias com benefícios fiscais condicionados a contrapartidas onerosas terão percentual de 18,18%. Um dos motivos é a transição para o Imposto sobre Bens e Serviços, que substituirá o ICMS até 2032, e amenizar o déficit previsto de R$ 21,5 bilhões em 2028.
Padre Miguel ganha cozinha comunitária
A inauguração da Cozinha Comunitária Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel, foi bem recebida pelos moradores. A exemplo das 54 cozinhas já em funcionamento, que distribuíram até junho mais de 6 milhões de refeições. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, mais 20 unidades serão inauguradas até o fim do ano.
Sóstenes foca na anistia e agrada Malafaia
O notório desgaste do pastor Silas Malafaia ao misturar política e religião está afetando a movimentação do líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). Depois de idas e vindas no campo da agitação no Congresso, invasão da mesa diretora e pregação em favor da PEC da Blindagem, Sóstenes agora espera comandar a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, como quer Malafaia.
PICADINHO
O ex-ministro Edison Lobão lança "Memórias e Testemunhos - Revelações Políticas". Com prefácio de José Sarney, a obra traz bastidores inéditos da política, de Juscelino Kubitschek ao impeachment de Dilma Rousseff. Amanhã, às 18h30, na Livraria da Travessa do Leblon.
O MetrôRio recebe inscrições para o Edital Público de Seleção de Projetos Socioculturais 2025, que concederá apoio a projetos socioculturais no entorno das estações.

O Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo recebe a Orquestra de Ukuleles da UFRJ, sob a direção do maestro Vinicius Veras. Amanhã, às 18h. Grátis. Rua Marquês de Abrantes, 99.