Presidente por seis anos da Comissão Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo da Alerj, o deputado estadual Carlos Minc (PSB) questionou a participação de policiais fardados em culto durante o horário de serviço. A notícia foi incialmente publicada aqui na coluna. A OAB atacou o parlamentar: "É lamentável que um representante do povo dedique esforços a recriminar prece livremente realizada”. Procurado, Minc se defendeu: "Recebi apoio de milhares de pessoas nas redes, por este ataque que sofri de fundamentalistas e da OAB, dominada por bolsonaristas. Estou sendo vítima de todo tipo de ataque na Assembleia Legislativa e por setores radicalizados, religiosos e também bolsonaristas. Entre os apoios: Leonardo Boff, Fernanda Abreu, Evandro Mesquita, Paulo Betti, Chico Pinheiro, Detremura, Maria Padilha, Alexia Dechamps, Leo Jaime, Tecio Lins e Silva, Pensar a História e Zélia Duncan. Não iremos recuar. Pelo estado laico, contra o Obscurantismo e a Teocracia".
OAB-RJ responde:
"A respeito das críticas feitas pelo deputado estadual Carlos Minc à OAB, em nota publicada na coluna Informe do Dia, na última terça-feira (2/9), a Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil esclarece que a entidade atua de forma absolutamente apartidária, com papel histórico na defesa da advocacia e da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito à preservação do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento da nossa democracia. A OAB-RJ reafirma o seu compromisso com a liberdade de crença, com o combate a qualquer forma de perseguição religiosa e repugna o uso da religião como instrumento eleitoral para instigar a polarização da sociedade".
Os próximos passos que assombram Jair
Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro começa sob clima de tensão - SERGIO LIMA/AFP
Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro começa sob clima de tensãoSERGIO LIMA/AFP
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem sua base eleitoral mais forte no Rio de Janeiro. O julgamento que começa hoje o assombra não só pela possibilidade de condenação, mas pelo risco de isso acontecer e ser levado para o presídio da Papuda. Seus aliados prometem "votar na marra" no Congresso a anistia para beneficiá-lo e torná-lo apto a concorrer à presidência no ano que vem. Antes, eles contam com o pedido de vistas por parte do ministro do STF Luiz Fux.
Nilópolis pode ganhar núcleo de hemoterapia
O deputado estadual Rafael Nobre (União) solicitou à Alerj e à Secretaria de Estado de Saúde um núcleo de hemoterapia em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Atualmente, as unidades de saúde precisam recorrer a bancos de sangue de outras cidades, o que pode atrasar procedimentos de emergência.
Deputados federais defendem impunidade
O adiamento da votação da PEC da Blindagem, que prevê que apenas o Congresso possa autorizar a abertura de investigação sobre parlamentares, não está "enterrada". Dois representantes fluminenses com medo da Justiça descobrir irregularidades na distribuição de emendas defendem que qualquer inquérito só avance com autorização prévia deles para a investigação ser aberta.
PICADINHO
O jornalista José Luís Costa lançou seu primeiro livro "Homão", biografia do ex-goleiro do Vasco e do Flamengo Dorival Knippel, o Yustrich, pela editora Lisboa e Rocha.
FACERJ e Sebrae Rio promovem, hoje, a edição do Conecta – Onde o mar encontra a inovação e o futuro do desenvolvimento regional, a partir das 9h, na Arena Barra de Maricá. O evento será aberto pelo presidente da FACERJ e do CDE Sebrae Rio, Robson Carneiro, ao lado do prefeito Washington Quaquá e de lideranças como o presidente do CREA-RJ, Miguel Fernandez.
OSJ Chiquinha Gonzaga apresenta, amanhã, às 18h, o concerto gratuito "Sinfonia das Luzes" na Igreja da Candelária. A regência é da maestra Vilane Trindade e os solistas são a flautista Nathaly Joyce e o pianista Hercules Gomes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.