É necessário debater o uso de terras sob o cuidado das Forças Armadas no Estado do Rio de JaneiroMarcio Mercante / Agencia O Dia

Segundo dados publicados no jornal Correio da Manhã, de 1° de dezembro de 1960, metade das terras públicas do antigo estado da Guanabara pertencia às Forças Armadas. Passados 65 anos não deixa de ser atual uma pergunta que ainda não tem resposta: Por que até hoje nenhum dos governadores do Estado do Rio de Janeiro procurou o Ministério da Defesa para conversar sobre políticas conjuntas que gerem jogos de ganha-ganha entre a população fluminense e as Forças Armadas? A sociedade seria beneficiada imediatamente. Essas políticas podem versar sobre atividades de pesquisa e produtivas em favor do estado. Apenas como exemplo, vale incluir na agenda discutir o futuro do Estaleiro Nuclear da Marinha, em Itaguaí. Outro tema comum é o debate sobre o melhor uso dos territórios em que as Forças Armadas são proprietárias no Estado do Rio e o gasto público realizado no território fluminense. Se alinhados, a gestão dos recursos trariam mais proveito comum.
Bondes de Santa Teresa têm aumento de passageiros

Em julho, os bondinhos bateram recorde: 3.441 embarques em um só dia Thiago Freitas/SETRAM

O número de passageiros nos bondes de Santa Teresa, que completaram 129 anos no dia 1º, cresceu 30% entre janeiro e agosto, em comparação ao ano passado. Foram 473.456 embarques em 2025 e 357.953 em 2024. Um dos motivos é o retorno do ramal Paula Mattos, que ficou mais de 10 anos desativado. A quantidade de usuários vai aumentar ainda mais. As obras no ramal Silvestre vão ligar o sistema ao trem do Corcovado, retomando o trajeto original dos bondes, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.
Maricá, MST e chineses fecham parceria
O Movimento Sem Terra esclarece que o acordo com a indústria chinesa Sinomach Digital Technology Corporation visa fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. A prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, e a OZ.Earth, empresa de agrotecnologia, estão no negócio.
Democracia Cristã pensa lançar Renato Cozzolino para governador
O Democracia Cristã (DC), após encontro com líderes da política fluminense, consolidou o prefeito de Magé como potencial candidato ao governo estadual em 2026. Filiado ao Partido Progressistas, Renato Cozzolino deve mudar para o novo partido, que tem o primo Mauro Cozzolino como presidente estadual.
PICADINHO
Os irmãos Villas-Bôas são retratados no livro "Nossos Índios, Nossos Mortos", do jornalista Edilson Martins, que conviveu com os indigenistas. O lançamento da Edição Especial 50 anos será hoje, às 18h, na Travessa de Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 97.

O Instituto Pró-Saber promove, a partir de hoje, o evento gratuito "Rir é um espetáculo!", com 55 charges de Chico Caruso e a coletiva de 28 artistas que abordam com humor o tema da educação. Largo dos Leões, 70, no Humaitá.

De amanhã até o dia 20, o Shopping Fashion Mall recebe mais uma edição do bazar "Todos Pelo INCA". A renda será revertida para o Instituto do Câncer. Estrada da Gávea, 899, São Conrado.