O projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que autoriza o uso do spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres será discutido amanhã em segunda votação. O texto é de autoria dos deputados Sarah Poncio (SDD), Rodrigo Amorim (União Brasil), Tia Ju (Republicanos), Guilherme Delaroli (PL) e Dionisio Lins (PP). Tudo indica que será aprovado, ainda que com algumas restrições, principalmente quanto a idade permitida para compra. Se virar lei, o estado do Rio de Janeiro será o primeiro a adotar a medida. No âmbito federal, o Projeto de Lei 4464/2024 está em análise na Câmara dos Deputados e prevê que mulheres sob medida protetiva possam portar spray de pimenta como instrumento de defesa. No Distrito Federal, projetos foram aprovados em comissão ou plenário. E, em São Paulo, tramita a aceitação do uso de spray e arma de eletrochoque para mulheres.
Atividade econômica do Rio está em ascensão
Atividade econômica do Rio de Janeiro avança e gera diversos empregosDaniel Dan/Pexels
A atividade econômica do Rio de Janeiro cresceu 3,2% nos 12 meses encerrados em agosto, segundo a Prefeitura. Foram criados 6,9 mil novos postos de trabalho e um saldo de 366,9 mil empregos criados entre janeiro de 2021 e agosto de 2025. O Boletim Econômico do Rio, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), mostra que a maioria das vagas está no setor de serviços (72,9%). A inflação acumulada foi de 4,6%, abaixo da média nacional (5,2%).
Paes e Diogo Balieiro tratam de sucessão
As movimentações do PL em torno de uma possível indicação para vice na chapa de Eduardo Paes ao governo do estado agitaram o tabuleiro político fluminense. Nesta quinta, Eduardo Paes e Diogo Balieiro, ex-prefeito de Resende, se encontraram pessoalmente. Balieiro é influente no PL do estado. Conseguiu eleger seu sucessor em Resende e ainda fez o prefeito da vizinha Itatiaia. O ex-prefeito tem presença garantida na nominata que o partido prepara para a Câmara dos Deputados.
Marcos Dias pede "empoderamento" da favela
O vereador Marcos Dias (PODE) representou o presidente Carlo Caiado e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro na abertura oficial da Expo Favela Innovation 2025. Ele defendeu a importância de os empreendedores das comunidades e o poder público atuarem como parceiros no desenvolvimento social.
PICADINHO
A 2ª edição do CAU/RJ Favela ocorre no dia 30 de outubro, no Instituto Mundo Novo, com o tema "Moradia digna é direito, não privilégio!", debates e oficina do IBGE. Rua Adolfo Albuquerque, 109, Chatuba, em Mesquita.
No dia 30 de outubro, às 13h, o fotógrafo Vicente de Mello fará visita guiada à exposição "Breu", no MNBA. Curadoria de Aldones Nino, a mostra já recebeu quase 4 mil visitantes.
No dia 30 de outubro, às 13h, o fotógrafo Vicente de Mello fará visita guiada à exposição "Breu", no MNBA. Curadoria de Aldones Nino, a mostra já recebeu quase 4 mil visitantes.
Até o dia 31, professores do Ensino Médio podem se inscrever no concurso "Procura-se Professor-Autor", do CurtaENEM, que vai distribuir até R$ 100 mil em prêmios.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.