Políticos que foram punidos pela Lei da Ficha Limpa, e estão impedidos de voltarem à vida pública, estão fazendo lobby nos bastidores do Congresso. A aprovação do projeto de lei complementar que altera a forma de contagem do prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa no Senado abriu a porteira. Atualmente, o prazo de 8 anos de punição começa a contar após o cumprimento da pena - ou o término do mandato. Pela proposta desta nova legislação eleitoral, de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o prazo de 8 anos passará a ser contado a partir da data da condenação em segunda instância ou da perda do mandato, o que for determinado primeiro. Cunha pretende se eleger em 2026 e recuperar sua liderança entre os conservadores. O presidente Lula sancionou a lei com vetos, que ainda serão analisados pelo Congresso.
Fortalecimento da PM passa por saúde mental
Nova Lei Orgânica reacende debate sobre saúde mental na Polícia Militar - Érica Martin / Agência O Dia
Nova Lei Orgânica reacende debate sobre saúde mental na Polícia MilitarÉrica Martin / Agência O Dia
A discussão que prevê a readequação do efetivo da Polícia Militar à nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares, trata de um sério problema de saúde mental na corporação. O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, informou que cerca de 5% do efetivo da Polícia Militar, aproximadamente dois mil agentes, estão afastados por problemas psicológicos. Menezes declarou, ainda, que os policiais militares se suicidam quatro vezes mais do que a população comum.
Cuba e Maricá firmam parceria
A visita à Maricá da comitiva liderada pelo vice-primeiro-ministro de Cuba, Eduardo Martínez Díaz, focou as áreas de Saúde e Tecnologia. A recepção aos cubanos aconteceu no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. E depois seguiu para o Parque Tecnológico de Maricá, em Ubatiba, cuja previsão é de inaugurar a primeira parte do projeto até março de 2026.
TH Jóias vira "bomba-relógio"
Políticos importantes do Rio de Janeiro estão apavorados com o conteúdo do depoimento à Polícia do então deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias. Ele detalhou como funcionava o seu envolvimento com o tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.
PICADINHO
O trio infantil 3 Palavrinhas realiza meet and greet no stand da MDIAS Comunicação, das 15h às 20h, nesta quinta-feira (6), durante a Expo Cristã Rio, no Riocentro.
A OAB/RJ e a AB2L promovem, nesta quinta-feira (6), das 9h às 18h, a 1ª Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica, na sede da OAB/RJ. As inscrições são gratuitas pelo Sympla.
O Colégio Pensi realiza nesta sexta seus tradicionais Aulões do Enem, presenciais para alunos e online abertos ao público, antes das provas do Enem no domingo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.