A megaoperação policial no Alemão e na Penha impulsionou a candidatura de Cláudio CastroÉrica Martin / Agência O Dia

Mesmo sem unanimidade, o eleitor conservador avaliou “positivamente” a megaoperação policial no Alemão e Penha. E com isso quem ganha fôlego para sua postulação ao Senado é o governador Cláudio Castro. Ele não precisa decidir seu futuro político agora, mas somente partirá para disputar o Senado, que é o seu Plano A, se sentir que tem condições eleitorais confortáveis. Se algum fator negativo impedir as pretensões, a Câmara Federal ele não quer. Mas não está descartado a adoção do Plano B, que seria ele continuar no posto até o final do mandato como Governador e acertar com o seu sucessor indicação para o Tribunal de Contas do Estado. O seu trunfo antes da eleição pode ser a promessa que ficará equidistante da disputa pelo Palácio Guanabara. Para isso se precisaria uma engenharia. Para Eduardo Paes, que no momento é o franco favorito ao posto de Castro, seria vantajoso ter um mandatário com caneta na mão a favor e não contra.
Insegurança: Percepção dos cariocas e de outras capitais

Rio de Janeiro lidera percepção de insegurança entre capitais brasileirasAFP

Pesquisa do Instituto Atlas com 1527 pessoas da cidade do Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de outubro atestou que os moradores do Rio estão com mais medo do que os de outros estados. Para 82,8% dos cariocas a criminalidade está descontrolada, enquanto 5,5% disseram que o combate está melhorando. Já na percepção dos brasileiros de outras capitais, 48% diz que está pior e para 30%, melhor. Outra pergunta: nos últimos 3 meses você testemunhou algum crime ou incidente na área de segurança pública?". A resposta: no caso do Brasil 73,8% responderam que não. No caso do Rio de Janeiro 57,6% responderam que sim.
Maricá revitaliza iluminação e recebe prêmio
O projeto de revitalização da iluminação pública de Maricá, realizado pela Enel Rio em parceria com a Prefeitura e a Deode Energia, foi premiado na 21ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, promovido pela Abesco. Concluído em 2022, o investimento de R$ 1,5 milhão substituiu 868 pontos por lâmpadas LED, gerando economia anual de 994 MWh, equivalente ao consumo de 473 residências.
Melhorias no Imperator, no Méier, previstas para este mês
O Imperator é um importante centro cultural do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A reabertura das atividades esta semana depois da reforma do sistema de climatização é uma vitória para artistas populares. A obra foi executada pela EMOP-RJ. A climatização do palco, plateia e camarins já está pronta para o verão.
PICADINHO
O Iuperj abriu inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia Política, coordenado por Camila de Mario. Fundado por Candido Mendes, o Instituto oferece bolsas da Capes. Inscrições até 30 de novembro no site oficial.

O Museu do Ingá segue com a exposição “Arte Naïf: Criação Espontânea Popular”, reunindo nomes como Djanira e Mestre Vitalino, até 30 de novembro. Rua Presidente Pedreira, 78.

A Rio Restaurant Week celebra 15 anos com recorde histórico: 100 restaurantes participantes. Até 30 de novembro, o festival “Uma Volta pela Itália” oferece menus temáticos e ação social em prol do INCAvoluntário.