Vereador de Nova Iguaçu, Marcio Simpatia organizou audiência pública sobre manipulação religiosaReprodução Redes Sociais

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou audiência pública para discutir o tema "Abuso Psicológico no Âmbito Religioso". O encontro concluiu a necessidade de conscientização contra práticas de manipulação emocional e coerção dentro de instituições religiosas. Participaram autoridades, líderes religiosos, universitários, representantes de movimentos sociais e especialistas em direitos humanos. Houve concordância sobre a importância de se diferenciar a liberdade de fé de comportamentos abusivos que ferem a dignidade humana. O vereador Marcio Simpatia (Solidariedade), organizador, ressaltou que o debate é essencial para proteger pessoas vulneráveis e garantir que a fé continue sendo um instrumento de acolhimento, e não de opressão. "A fé deve libertar, nunca aprisionar. Precisamos garantir que todos os espaços religiosos sejam ambientes de respeito, empatia e amor, e não de controle ou medo". Especialistas presentes explicaram que o abuso psicológico no ambiente religioso muitas vezes acontece de forma silenciosa, por meio de ameaças espirituais, isolamento social ou manipulação emocional.
Presidente da Cidade das Artes homenageada por vereadores

Presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz será homenageada Rafael Catarcione

A presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz, será homenageada no próximo dia 10, pela Câmara de Vereadores, com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, pela contribuição à política pública cultural no município do Rio. "Receber a principal comenda da cidade é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da Fundação Cidade das Artes. Cada projeto, cada ação, nasce do nosso amor pela cultura carioca", comemora Daniela.
Placas velhas serão recicladas por ONGs
As placas de automóveis inutilizadas ou que foram trocadas pelo Detran poderão ser doadas para organizações de catadores de materiais recicláveis do Estado do Rio. É o que determina projeto de lei do deputado Carlos Minc (PSB). A proposta visa combater a clonagem e a adulteração de placas, além de fortalecer o trabalho das cooperativas de catadores de material reciclado.
Rio na mobilização nacional pela PEC 19
O Rio de Janeiro teve destaque na audiência pública na Câmara Federal sobre a PEC 19, em Brasília, que trata da jornada de 30 horas e da correção inflacionária do piso da Enfermagem. A deputada Lilian Behring (PCdoB-RJ), que também é enfermeira, afirmou: "Queremos piso digno e jornada justa já!".
PICADINHO
A Prefeitura de Araruama promove, hoje e amanhã, a partir das 12h, o 1º Festival Gastronômico "Maré de Sabores", no Calçadão da Praia Seca. Entrada gratuita.

O Bangu Shopping realiza hoje, das 12h às 17h, mais uma edição da Campanha de Adoção Pet. Cães e gatos vacinados e vermifugados estarão disponíveis para adoção responsável.

O musical "Oyáladê – Força Feminina", com mulheres negras, tem repertório do jongo ao afoxé. Até amanhã, no Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da Funarte. Rua do Catete, 338.