Ministro da Saúde Alexandre Padilha visitou o Hemorio, no Centro do Rio, na última sexta-feira (28)Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

A ex-ministra da Saúde Nísia Trindade não conseguiu se firmar como interlocutora do Rio de Janeiro em Brasília. As constantes visitas do atual ministro Alexandre Padilha têm o propósito de corrigir o rumo. Na sexta-feira, ele foi incansável desde cedo, ao alardear a modernização do parque tecnológico da Hemorrede. No HemoRio, anunciou a entrega nacional de equipamentos de alta tecnologia, que qualificam os serviços de hemoterapia e produção de hemoderivados. O objetivo é consolidar a produção de medicamentos estratégicos para o SUS. No Morro do Alemão, o ministro apresentou um balanço nacional do primeiro ciclo das carretas do programa "Agora Tem Especialistas", que zeraram a fila de atendimentos em parte dos municípios atendidos nas unidades móveis. Ao todo, 35 carretas estão levando atendimento até onde a população está. Se a direita aposta em Segurança, o governo Lula foca em melhorias na área da Saúde.
Moradores do Humaitá e colégio em pé de guerra

Colégio pode aumentar carros nas redondezas da Rua Macedo Sobrinho Foto do leitor

Há mais de um ano, moradores da Rua Macedo Sobrinho, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, estão em conflito com o colégio Alfa Cem, que tenta abrir filial na ladeira sem saída. Relatório da Cet-Rio aponta que haveria caos no trânsito. A escola prometeu uma ciclovia, o que eliminaria 20 vagas de carros. O colégio abriu matrículas, mas não iniciou atividades por não ter alvará, e há duas semanas foi autuado por obra irregular. O Ministério Público já acionou a Justiça.
Projeto garante cinema gratuito para crianças de baixa renda
A Câmara do Rio aprovou o "Programa Municipal de Sessões de Cinema Infantil Gratuito", projeto do vereador Leniel Borel (PP). O texto prevê exibições em locais públicos, com prioridade a filmes nacionais, conteúdos educativos e acessibilidade física e de comunicação, a crianças que têm pouca oferta cultural.
Brasil quebra novo recorde de turistas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou um novo marco histórico de turistas internacionais: 8 milhões — dois meses após o país superar 7 milhões. A Agência inaugurou no Rio e em Brasília dois Turistômetros, que registram em tempo real a entrada de visitantes. "Até 31 de dezembro devemos chegar a 9 milhões de turistas internacionais, algo que nunca vivemos. É um crescimento de mais de 40% em relação a 2024".
PICADINHO
Termina hoje a mostra "Cineastas Latino-Americanas Contemporâneas", da Cinemateca do MAM e da Caixa Cultural, onde os filmes são exibidos.

O Ballet Manguinhos realiza ensaio aberto do espetáculo “Pra Sempre Elza”, hoje, às 15h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino, 115, Tijuca.

O Coro da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais vai se apresentar na inauguração da Árvore de Natal da Enseada de Botafogo hoje, às 17h30.