Navio atracado no Píer Mauá no Rio de Janeirofoto de Divulgação Porto Rio
Diante do crescimento exponencial em uma década e com a demanda reprimida após a Covid-19, o setor de hospedagem já enxerga a chegada relâmpago dos navios como uma oportunidade, funcionando como uma espécie de degustação para um possível retorno.
“No Rio, com essa infinidade de opções, as pessoas que passam aqui pelos cruzeiros acabam conhecendo as possibilidades da cidade despertando a vontade para voltar e terminar de conhecer. Geralmente o sujeito não faz viagem de cruzeiro todo ano. Então eles acabam voltando aqui no Rio, se hospedando em hotéis” – justifica Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Hotéis.
“Muitas vezes ficam quatro ou cinco dias hospedados desfrutando da cidade depois partem seu destino. Ou seja, é a movimentação do turismo que gera muita receita para os nossos municípios do estado” – explica Lopes.
No dia da virada, quatro transatlânticos estarão atracados no Píer Mauá, um a mais do que no último ano. Eles foram autorizados pela Capitania dos Portos para ficarem fundeados na disputada Praia de Copacabana na noite do dia 31.
A gestora do Porto revela a nossa coluna que, desde o início de dezembro, o píer não ficou um dia sequer vazio. A única data que teria vaga, acabou estendendo o abrigo a um navio impossibilitado de seguir o cronograma rumo ao sul do país devido ao mau tempo. Do início do mês até 15 de dezembro, foram 10 embarcações com 15 atracações.
Retomada Brasil
Além do Rio de Janeiro, os portos com maior movimentação no pais, são: Manaus, Salvador, Santos e Porto Alegre, Alagoas e Itajaí (Santa Catarina). Segundo o Ministério do Turismo, a temporada de cruzeiros 2022/2023 será a maior dos últimos 10 anos, com duração de cerca de seis meses. O litoral brasileiro contará com 45 embarcações navegando e 780 mil leitos, número 47% maior do que o período pré-pandemia, quando foram ofertados 530 mil leitos.
Para que um transatlântico transporte turistas são necessários centenas de pessoas trabalhando desde o entretenimento, comércios e serviços on line, além da navegação e manutenção dos motores.
Os navios com mais de 300 metros de comprimento, contam com diversos decks, piscinas, restaurantes variados, cassino, teatro e muitas atrações.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.