Diververgencias alimentares cada vez maiores na ceia de Natalfoto da coluna
Mas não são raras as desavenças ocorridas durante a comemoração. A polarização política motivou várias delas. Tantos que muitos acreditam que esse Natal seja o da reconciliação já que encerraram as disputas eleitorais. Será? Tomara que sim!
Outra divergência alimentar que vem crescendo progressivamente junto com a adesão de veganos e vegetarianos é com relação a presença de carnes na ceia. Alguns mais radicais sequer permitem a presença de derivados à mesa em que estão sentados, mesmo que não vá para os seus pratos. Outros não imaginam um Natal sem bacalhau e outros pratos tradicionais, como a rabanada ou pudim que levam ovos ou leite para serem feitos.
Entre as novidades que chegam ao mercado tem a linha de semelhantes aos frangos à base de ervilha e fibra de broto de bambu em que replicam as mesmas características do produto animal e podem reproduzir receitas como o tradicional Salpicão (de frango) sem frango.
A Linha de Maioneses sem ovos possui a mesma aparência, textura e sabor e pode ser a estrela da tradicional Salada que envolve batatas e cenouras picadas, sempre presente nestes eventos. Outros produtos também substituem os ovos em receitas convencionais de confeitaria, panificação, massas, como bolos, tortas, pavês, rabanada entre tantos outros.
Eles que antecipam a ceia, não podem faltar. Também podem ser adaptados com pouca diferença dos originais. As semelhanças são tantas que mal dá para o carnívoro perceber a substituição. A coxinha que troca a galinha pela jaca é o maior exemplo, comercializada por várias empresas e presentes em muitos restaurantes e lanchonetes. Tem ainda os croquetes que substituem o porco por um mix imperceptível de proteínas de trigo e ervilha.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.