Natal mais sustentávelfoto de divulgação
E ainda tem como somatório a proximidade com três outros eventos que também alavancam o impacto ambiental: a Copa do Mundo, o Ano Novo e o Verão. Segundo o Instituto Vitamina Pesquisa, o Natal ganha em disparado nos gastos, apontado por 73% dos participantes da sondagem. E esse ano, sem as maiores restrições por conta da Covid-19, a tendência é de elevar ainda mais o consumo.
“É o primeiro Natal, em dois anos, que esperamos poder reunir todos os que amamos, até mesmo quem está mais longe”, alerta o professor doutor Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular.
Adaptações de hábitos
Os exageros podem ser evitados, substituições mais naturais podem ser feitas. Os principais impactados são: água, energia, matéria-prima, mais poluentes e resíduos em excesso. Todo esse processo traz um efeito ambiental negativo para o planeta, mesmo que a princípio seja invisível para muitos quem estão celebrando.
“O consumo excessivo em grandes datas varejistas faz com que compras ou descartes inapropriados dos produtos contribuam ainda mais para que ocorra o esgotamento dos recursos naturais do planeta, mas é possível contornar a situação. Poucas mudanças de rotina e atenção às suas necessidades de consumo são passos para mudar o cenário ambiental”, explica Renata Ross, gerente de Marketing da TerraCycle – multinacional com atuação em 21 países na gestão de resíduos.
Trocas de presentes
Substituir a troca de presentes pelo amigo-oculto não apenas desonera o bolso, mas também o impacto ambiental e do consumo. E ainda tem a escolha dos confeccionados com materiais mais sustentáveis. Esse é o mote da campanha “O futuro começa pelo presente” conectando consumidores com marcas comprometidas com a causa, oferecendo um desconto de até 40% para encomendas feitas até 25 de dezembro.
“Neste final de ano, queremos que cada vez mais os nossos usuários possam escolher alternativas que geram impacto ambiental e social positivo. No ano passado, mais do que duplicou o número de consumidores desses produtos na nossa plataforma e queremos continuar acompanhando esse crescimento, sensibilizando os usuários, atraindo mais empreendedores e garantindo que sempre tenhamos as opções mais sustentáveis no mercado”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre.
Dicas para tornar o Natal menos impactante e Circular
•Preferir presentes de valor sentimental e menos impactantes
•Se comprar, preferências pelos duráveis, reutilizáveis ou recicláveis, sem embalagens e produtos responsáveis
•Reformar ao invés de comprar novos
•Doar ou trocar itens
•Fazer a quantidade certa de comida evitando o desperdício
•Se sobrar, congelar ou doar
•Preferência a produtos da época
•Substituir os copos descartáveis por garrafas ou canecas
•Separar e reciclar o lixo
•Desapegar da sacola plástica e fazer da ecobag sua melhor amiga;
•Descartar o óleo de cozinha corretamente
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.