Lagarto raro é encontrado em São Gonçalodivulgação
“O caso do Lagarto Papa-vento-verde chama atenção por ter acontecido ao acaso e dentro da área de proteção ambiental - estâncias de Pendotiba, como um verdadeiro achado, pela dificuldade de se avistar essa espécie em natureza e o chamado para resgate”, justificou o veterinário Bernardo de Paula Miranda.
Em uma tarde ensolarada, as facilitadoras do Projeto Estudo Vivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de São Gonçalo - RJ, estavam planejando suas atividades no espaço de convivência da Área de Proteção ambiental de Maria Paula. Foram surpreendidas com um corre-corre e gritos de micos descendo das árvores atrás de um animal. Mal imaginavam o que viria a ser... Os técnicos que chegaram ao local tiveram dificuldades para achar o animal pois ele era de cor verde e se misturava à vegetação.
“Pensei que estava morto pois estava paralisado e parecia um camaleão” - relata o veterinário.
Ao começar a manipular o animal começou a inflar o pescoço para tentar se mostrar maior do que é.
Os técnicos chegaram à conclusão de se tratar do Polychrus marmoratus (nome científico), uma espécie de réptil do gênero Polychrus que atinge 126 mm nos machos e 144 mm nas fêmeas.
“Desde sua criação, já passaram por atendimento na ASAS [Área de Soltura de Animais Silvestres] cerca de 80 animais, maioria formada por gambás-de-orelha-preta, espécie comumente encontrada na região, devido a fragmentação de seus territórios e facilidade de adaptação próximo ao meio urbano. Por parte das aves, alguns animais chegam acidentados, filhotes e/ou jovens encontrados sem a presença dos pais... O que compreende os répteis, muitos desses resgates estão relacionados a serpentes e até mesmo jacaré-de-papo-amarelo já foram trazidos para atendimentos depois das fortes chuvas na região de São Gonçalo” – explica o Dr Bernardo.
O investimento em áreas verdes e espaço de soltura de animais tem ajudado na preservação e no repovoamento de áreas degradadas na região de São Gonçalo.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.