Parte da sociedade vive hoje duas realidades diferenciadas transitando entre essas dimensões com personalidades distintas: uma no mundo real e outra diferente no mundo virtual. E essa alteração no comportamento social também se amplia para a vida a dois. O estudo realizado pelo Personality and Social Psychology Bulletin mostra que os casais mais felizes geralmente são os mais discretos e menos expostos na internet.
Diferenças entre casais expostos e discretos
Além de tentar passar uma imagem ficcional do relacionamento, a preocupação em mostra-se como um casal perfeito gera ansiedade, estresse, esgotamento e até infidelidade e o fim do relacionamento.
Ao mesmo tempo em que muitos extrapolam na superexposição, outros já descobriram o valor da discrição e evitam compartilhar suas relações amorosas. Muitos casais sequer se seguem nas redes para evitar ciúmes, aborrecimentos e cobranças. Já outros, em contraponto, mantém até página conjunta nas mídias sociais.
"Eu chegava ao ponto de não ter mais minhas páginas pessoais. Com o início do relacionamento transformei meu Face e Instagram em páginas do casal. Tinha a necessidade de mostrar um modelo de relacionamento perfeito, o que não existe. Com o fim, além da frustração e da cobrança de alguns seguidores, ainda perdi minhas páginas, pois ele mudou a senha e ficou com elas" - relata uma professora que pediu para não ser identificada, justificando que após essa lição da vida, agora preza pela discrição.
Segundo a pesquisa, casais que não expõem a vida a dois na internet são mais felizes. E em contra partida, os que gostam de publicar de forma exagerada detalhes e fotos da relação constantemente, são apontados como inseguros e ansiosos, gerando problemas no relacionamento.
“As redes sociais acabam colocando muita pressão nos relacionamentos. Quando você posta sobre a sua relação, você está expondo não só os seus sentimentos mas a sua vida pessoal para o mundo todo. Além da pressão de manter a imagem do relacionamento feliz, se criam expectativas irreais fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível.” explica Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos.
A sondagem indica ainda que pessoas mais ansiosas tendem a postar mais e normalmente dão muito valor a opinião alheia, se estressando e colocando a relação em dúvida mais facilmente. Já os casais satisfeitos são muito ocupados um com o outro e dão preferência a viverem os momentos reais.
“Outra razão pela qual casais que não postam muito nas redes sociais serem mais felizes, é a privacidade. Quando você mantém o seu relacionamento offline, você tem espaço, liberdade para desenvolver e criar uma conexão íntima. Ao invés de se preocupar com a opinião alheia sobre o relacionamento, ou mostrar para os outros só a parte boa das coisas, você pode focar mais em como você e seu parceiro se sentem um com o outro, e fazer o que realmente os fazem felizes”, finaliza Caio Bittencourt.
Apesar da pesquisa, não as pessoas não devem promover um apagão dos relacionamentos nas mídias sociais. A dosagem e a coerência são fundamentais não só para postagens das vidas amorosas, mas também para as ações individuais e profissionais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.